Presidente da Ales recebe prêmio por trabalho em prol do comércio exterior

Publicado em 25/08/2025 às 13:22

Compartilhe

corpo_49279_SindiexBrunoFritz1

Presidente Marcelo Santos e Renato Casagrande emoldurados por Fábio Duarte e Sidemar Acosta / Foto: Bruno Fritz

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), recebeu o  Prêmio Personalidade do Comércio Exterior no evento que comemorou os 33 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex). A celebração ocorreu na noite desta quinta-feira (21) em um cerimonial em Vitória. 

A premiação homenageia as pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio internacional no Estado. Marcelo considerou o reconhecimento extensivo aos outros 29 deputados que compõem o Poder Legislativo estadual.

“Primeiro, que eu recebo esse prêmio em nome da Assembleia Legislativa, pois a Assembleia participa do resultado extraordinário do Espírito Santo frente ao país. É um motivo de muito orgulho, mas como eu disse, eu divido com meus colegas deputados e com o povo do Espírito Santo. Nós, a várias mãos, reconstruímos esse estado e somos uma referência no país”, disse.

De acordo com o parlamentar, o trabalho do Sindiex foi fundamental para desenvolver e promover o Espírito Santo, tornando o estado um hub de importação e de exportação. Ele ainda apontou caminhos para o setor público ajudar o segmento a atenuar os efeitos das taxação dos produtos enviados para os Estados Unidos.

“O governo federal precisa copiar o que o Espírito Santo faz, que é uma única palavra: respeito. E ao lado desse respeito, tem diálogo. Ele (o Estado) dialogando e conversando, faz diplomacia ativa. O Espírito Santo está enfrentando essa sobretaxa do governo dos Estados Unidos criando mecanismos aqui dentro do Estado para que o nosso setor que exporta não sofra tantos prejuízos. Nós sempre nos reinventamos”, ressaltou.

Segundo o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, a Assembleia Legislativa é uma parceira do comércio exterior no estado e o prêmio concedido ao presidente da Casa estava apenas reconhecendo a atuação dele e dos demais deputados em prol do comércio internacional. 

Ele também mostrou preocupação com a taxação do governo estadunidense e informou que o sindicato acompanha de perto todas as movimentações e aguarda apoio do poder público para amenizar o cenário atual. Acosta contou que o Sindiex busca medidas para ajudar, principalmente, os pequenos exportadores. 

“Estamos buscando uma alternativa do governo, um diálogo franco e que consiga, pelo menos, dar uma organizada em toda essa pauta. Obviamente, dependemos do nosso governo central, junto ao governo do Estado, para tentar fazer uma política de diplomacia para conseguir resolver isso o mais rápido possível”, enfatizou.

Apoio ao comércio exterior

Quem também marcou presença no evento foi o governador Renato Casagrande (PSB). O chefe do Executivo parabenizou o presidente Marcelo Santos pelo prêmio e contou que a administração estadual atua para auxiliar os exportadores a superarem esse momento difícil.

No evento do Sindiex, ele assinou um decreto prorrogando a vigência do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuários (Fundap), que terminaria no final deste ano, até 31 de dezembro de 2032; e também um Projeto de Lei (PL) que será encaminhado para a Ales aperfeiçoando o Invest-ES, um incentivo fiscal importante para o setor exportador.

Casagrande ainda listou uma série de investimentos em infraestrutura que estão sendo feitos pelo poder público e pela iniciativa privada que favorecem as atividades dos exportadores. “O Espírito Santo é o estado que mais faz investimentos em infraestrutura, quase 20% da nossa receita total é infraestrutura. Nós temos também hoje uma articulação forte com o governo federal e estamos colocando dinheiro na duplicação da BR-262, estamos acompanhando a duplicação da BR-101 e temos portos importantes que estão se ampliando, como o da Imetame, em Aracruz, os da VPorts, e o Porto Central, em Presidente Kennedy, que está se consolidando”, finalizou.

Além das autoridades citadas, participaram do evento do Sindiex os deputados estaduais Alexandre Xambinho (Podemos) e Fábio Duarte (Rede), integrantes do Executivo estadual e diversos empresários ligados às atividades de exportação no Espírito Santo.

Fonte: ales

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas