Presidente colombiano convoca greve geral após bloqueio de reformas

Publicado em 16/05/2025 às 17:40

Compartilhe

1000005970

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, convocou uma mobilização nacional e sugeriu a construção de uma greve geral em resposta à rejeição, pelo Senado, da proposta de consulta popular sobre reformas trabalhista, da saúde e da previdência. A proposta foi derrubada por 49 votos contra 47.

“Convoco toda a população para participar das assembleias populares municipais, de hoje até domingo [18]. Nelas devemos decidir: aceitamos a fraude ou exercemos o direito à greve geral”, escreveu Petro em uma rede social nesta quinta-feira (15).

Mesmo em viagem à China, o presidente colombiano denunciou que houve fraude na votação, alegando que a sessão foi encerrada antes que todos os senadores pudessem registrar seus votos. Movimentos sociais e apoiadores do governo organizaram manifestações em diversas cidades nesta sexta-feira (16).

Entre os pontos da reforma trabalhista está a limitação da jornada diurna, com pagamento de horas extras para o trabalho noturno, aos sábados, domingos e feriados. Petro, o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, acusou senadores de terem recebido dinheiro para barrar as reformas, citando o presidente do Senado, Efraín Cepeda, como responsável por uma “fraude evidente”.

“Quarenta e nove senadores não representam a maioria, e ainda assim impediram a votação da maioria”, protestou o presidente, prometendo apresentar uma nova proposta de consulta popular, agora com foco na reforma da saúde.

“Na segunda-feira [19], apresentarei a consulta popular com uma nova pergunta: se a população quer que o preço dos medicamentos seja reduzido e que o Estado possa produzir e comprar medicamentos essenciais”, anunciou.

O governo contesta a validade da votação, afirmando que apenas 96 dos 108 senadores participaram. A senadora governista Martha Peralta denunciou que a sessão durou menos de três minutos, e que ela própria não teve tempo de votar.

Petro também criticou o retorno ao Senado do senador Ciro Ramírez, recentemente libertado após prisão por corrupção. Ramírez votou contra a consulta. “Soltaram um senador corrupto para garantir o voto que cala a voz do povo”, denunciou o presidente.

O ministro do Interior, Armando Benedetti, informou que o governo entrará com uma denúncia na Suprema Corte, alegando que pelo menos quatro senadores favoráveis à proposta foram impedidos de votar.

Por outro lado, o presidente do Senado, Efraín Cepeda, rebateu as acusações. Segundo ele, a consulta seria desnecessária e custosa. “O Congresso não é apêndice do Executivo. Não é hora de gastar 750 milhões de pesos com uma consulta que poderia ser discutida no Parlamento sem custos. Nosso compromisso é com uma reforma que gere empregos e reduza a informalidade”, afirmou.

Desde o início do mandato, Petro tenta aprovar reformas sociais que considera essenciais e pelas quais afirma ter sido eleito. No entanto, sem maioria no Congresso, os projetos enfrentam dificuldades para avançar.

Além da jornada de trabalho, a reforma trabalhista também aborda temas como ampliação da licença-paternidade, melhoria da remuneração de aprendizes e estímulo a contratos por tempo indeterminado, com redução de contratações temporárias.

Petro tem pouco mais de um ano de mandato pela frente e não pode se reeleger. A reeleição presidencial foi proibida em 2015, após ser permitida nos governos de Álvaro Uribe (2002–2010) e Juan Manuel Santos (2010–2018).

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana