Presépios enfeitam casas, igrejas e vilas em Marechal Floriano

Publicado em 23/12/2016 às 10:36

Compartilhe

O Presépio, a representação do nascimento de Jesus, é montado todo ano em casas, igrejas, lojas e em vários locais que celebram o Natal, no mundo todo. Mas a arte de montar um presépio não depende só de talento. É preciso ter amor e carinho, que são fundamentais para dar um toque especial a cada ano.

 

E esses dois ingredientes, junto com muita dedicação, é que fazem Rogério Brambilla – morador de Santa Maria de Marechal, distrito de Marechal Floriano – estar à frente da montagem do Presépio da Igreja de São José há 20 anos.

“Comecei bem pequeno, aos quatro anos, ajudando à senhora Therezinha Canal Busato a fazer o presépio da igreja. Mas foi somente em 1996 que assumi a responsabilidade de montar o presépio sozinho. Este ano, completei 20 anos fazendo esse trabalho voluntário para a comunidade. Gosto muito dessa época e me dedico bastante para que, a cada ano, fique ainda mais bonito. Agradeço muito à Comunidade de Santa Maria de Marechal por depositar em mim a confiança de fazer esse trabalho, que gosto tanto”, explica Rogério Brambilla.

Usando areia, pedras, galhos secos, pinhões, musgo e bromélias, Rogério vai criando e montando a cena que retrata o nascimento de Jesus. Além disso, uma bela árvore de Natal de pinheiro natural completa a decoração natalina da Igreja de São José. Do lado de fora, a igreja ganhou iluminação especial, e as árvores estão decoradas com milhares de luzinhas e refletores coloridos.

Tudo enfeitado na Vila dos Ipês

presepios de natal em marechal floriano 1Na Vila dos Ipês, também em Santa Maria de Marechal, também foi montado um presépio muito criativo: A cena do nascimento de Jesus foi retratada dentro de uma Kombi. A ideia surgiu porque o veículo ficava sempre parado no mesmo lugar. “Conversamos com o dono e pedimos a ele para montarmos o presépio dentro da Kombi. E o resultado foi esse. Está fazendo o maior sucesso”, conta Maria Aparecida Rodrigues, moradora da Vila.

E não parou por aí: Um beco que era cheio de lixo e entulho, agora se transformou na Vila do Papai Noel. Com material reciclável, peças e pisca-piscas doados pela comunidade e muita força de vontade, o local virou a atração da Vila dos Ipês.

“Quero agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram com as doações. Muita gente doou o seu tempo e o seu trabalho para a montagem da Vila do Papai Noel. Foi um trabalho feito com muita dedicação e união de todos”, diz Aparecida.

presepios de natal em marechal floriano 2No distrito de Araguaia, a praça, a Estação e a Casa do Nonno ganharam os já tradicionais enfeites natalinos, além de um belo presépio. Uma enorme árvore de Natal dá um toque especial à decoração.

Saiba mais sobre o significado do Presépio de Natal

O termo Presépio vem do latim praesaepe, com o significado de estrebaria, curral, estábulo. Foi num destes espaços que nasceu a figura, real e histórica, conhecida com o nome de Jesus. Não foi porque a sua mãe e o seu pai – José e Maria – tivessem escolhido aquele lugar para o menino nascer, mas foi o único que lhes foi concedido.

O Presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento, ao mesmo tempo em que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento. A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais – tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém – mostra a grandeza e a onipotência de Deus, representada na fragilidade de uma criança.

Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223. Ele, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus. Na época, já havia 16 anos que a Igreja tinha proibido a realização de dramas litúrgicos nas Igrejas, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, por querer muito lembrar ao povo daquela região a natividade e o amor a Jesus Cristo. O povo foi convidado para a missa e, quando as pessoas chegaram à gruta, encontraram a cena do nascimento vivenciada por pastores e animais.

São Francisco morreu três anos depois (03/10/1226), mas os Frades Franciscanos continuaram a representação do Presépio utilizando imagens.

No Brasil, a cena do Presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta José de Anchieta, hoje São José de Anchieta. Em 1986, São Francisco de Assis passou a ser considerado o Patrono Universal do Presépio.

Fonte: AssCom/PMMF

Veja também

cultura-15-07-ft-div-festival-de-inverso-Vanessa-Damata

Assista como foi o primeiro final de semana do Festival de Inverno de Domingos Martins

agro-15-07-ft-divulgacao-queijo-Domingos-Martins

Domingos Martins tem queijo medalha de ouro em concurso nacional

brasil-15-07-ft-reproducao-arquivo-pessoal-portal-ig

Picada de aranha mata turista na Bahia e amigo da vítima acusa restaurante

mundo-15-07-ft-divulgacao-Roberto-Cardassi

Empresário brasileiro suspeito de dar golpe de R$ 160 milhões é detido em Portugal

mat-paga-15-07-mundo-aviator

Os Melhores Jogos Crash Online – Diversão e Lucros Garantidos

mat-paga-15-07-ft-istockiphoto

O Papel da Psicologia nas Apostas

esporte-15-07-ft-div-gov-es-ginastas-capixabas

Dupla capixaba da ginástica rítmica garante pódio por equipe em última competição antes da Olimpíada

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano