Prefeitura de Marechal Floriano anuncia plano de contenção de despesas para equilibrar contas públicas

Publicado em 05/11/2025 às 17:36

Compartilhe

Lidiney

Texto: Julio Huber /Foto: Fabricio Ribeiro

A Prefeitura de Marechal Floriano publicou o Decreto nº 13.046/2025, que determina medidas de contingenciamento e limitação de empenho para evitar possível déficit financeiro em 2025. A ação, segundo o Executivo, tem como objetivo assegurar a continuidade dos serviços essenciais — especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social —, além de garantir a folha de pagamento dos servidores.

O decreto estabelece um corte inicial de 15% nas despesas, com vigência até 31 de dezembro de 2025, podendo ser suspenso caso os ajustes fiscais alcancem os resultados esperados. A justificativa da Prefeitura baseia-se na necessidade de adequação fiscal diante das metas estabelecidas para o ano e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre as medidas, estão restrições significativas para despesas administrativas e operacionais. O texto limita a emissão de novos empenhos e suspende diversos tipos de gastos, incluindo horas extras, diárias, passagens aéreas, novas contratações e aquisição de materiais permanentes. A participação de servidores em cursos e eventos externos também foi vetada, salvo em casos excepcionais e autorizados.

A circulação de veículos oficiais será restringida, permanecendo liberados apenas os que atuam em serviços essenciais, como transporte escolar, Defesa Civil e atendimentos emergenciais na zona rural. O decreto ainda impede a realização de novos investimentos municipais, exceto os destinados a obras em andamento e ações necessárias para o cumprimento das exigências legais em saúde e educação.

A Prefeitura também ordena a revisão de todos os contratos e despesas recorrentes -como contas de energia, água, telefonia e aluguel – para reduzir custos, além de autorizar leilão de bens inservíveis para reforçar a arrecadação.

A supervisão e o acompanhamento das medidas serão feitos pela Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e Financeira, que poderá autorizar ou rejeitar despesas não consideradas essenciais. Secretários municipais e servidores que descumprirem o decreto poderão ser responsabilizados pessoalmente.

O prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi, informou que ao assumir o atual mandato, no início do ano, as finanças já estavam comprometidas e no limite. “Com o tempo fomos vendo a situação financeira e tivemos que honrar compromissos e contratos que estavam firmados. Também surgiram outros compromissos, que comprometeram ainda mais as finanças. No ano passado, a Prefeitura também recebeu um alerta de que estava acima do limite de gastos, logo no início de 2024. Nós estamos reduzindo mês a mês as nossas despesas”, afirmou o prefeito.

Gobbi enviou uma imagem, com dados que foram confirmados pelo portal Montanhas Capixabas como sendo informações disponíveis no portal do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que mostram que a prefeitura estava com 100,07% do orçamento comprometido em dezembro de 2024. Esse percentual vem caindo ao longo do ano. No último mês de setembro – último mês com dados disponíveis – as despesas da prefeitura estavam em 90,80%, ainda acima dos 85% orientados pelo TCE-ES.

O prefeito afirmou que a tendência é de que as despesas caiam, com a publicação do decreto, abaixo de 85% até o final do ano. “Importante destacar que o decreto não prevê nenhuma redução de serviços de saúde, educação e na manutenção de estradas e serviços urbanos. Esse ano tivemos que deixar de realizar a Italemanha, que é um evento importante, mas que tem um custo elevado. Mas, em dezembro vamos realizar uma feira de 4 a 5 dias para contribuir com o comércio da cidade”, informou Gobbi.

Ele garantiu que até o final do ano a Prefeitura chegará à classificação A, com gastos inferiores aos 85% do orçamento, podendo, assim, planejar investimentos para o próximo ano. O presidente da Câmara de Marechal Floriano, o vereador Juarez Xavier, informou que já havia alertado ao prefeito quanto a necessidade de reduzir os gastos municipais.

PRINCIPAIS CORTES E RESTRIÇÕES

  • Contingenciamento inicial de 15% nas despesas.
  • Suspensão de novos empenhos em grande parte das áreas.
  • Restrição do uso de frota municipal, exceto para serviços essenciais.
  • Suspensão de: horas extras; diárias e passagens aéreas (exceto saúde, assistência e educação em caráter comprovado); adiantamentos de fundos (exceto assistência e educação) e conversão de 1/3 de férias em pecúnia.
  • Suspensão de novas contratações de efetivos, comissionados e temporários (salvo reposição sem aumento de despesa em educação e assistência).
  • Proibição de contratação de: estagiários; substitutos e serviços de coffee break, kit lanche e similares.
  • Vedada a aquisição de: imóveis, móveis, veículos equipamentos e materiais permanentes.
  • Revisão e possível suspensão de contratos vigentes.
  • Suspensão de novos investimentos, exceto em saúde e educação.
  • Suspensão de apoio financeiro a eventos, salvo os já programados.
  • Revisão de gastos com: telefonia; energia; água; aluguéis e prestação de serviços

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral