Prefeitura de Domingos Martins retira latões de lixo e moradores reclamam

Publicado em 20/07/2017 às 19:25

Compartilhe

Moradores de várias ruas da sede Domingos Martins foram pegos de surpresa, nas últimas semanas, com a retirada, por parte da Prefeitura, dos latões onde eram depositados os lixos residenciais.

Um exemplo desta situação acontece na Rua Carlos Germano Schwambach, onde alguns moradores relataram à reportagem do Montanhas Capixabas, que os latões foram retirados na última semana, sem nenhum aviso prévio.

Segundo um morador da localidade, que preferiu não se identificar, o lixo tem causado muito sujeira na rua. “Aqui na rua esse amontoado de lixo de todos os tipos, como papel, restos de obras e o lixo doméstico, tem gerado muita sujeira, principalmente nesses últimos dias que tem chovido”, contou o popular.

A reportagem também esteve presente nas ruas Theophilo Degen e Augusto Mayer, onde verificou várias sacolas de lixo jogadas no chão. Segundo os moradores, os latões foram recolhidos na última segunda (18) e terça-feira (19).

prefeitura retira latoes em domingos martins 2

Uma moradora da Rua Augusto Mayer disse que não sabia o motivo da retirada dos latões e que as sacolas estão sendo depositadas na beira da rua. “Ninguém foi avisado sobre a retirada dos latões de lixo, a rua está horrível, com muita sujeira, e a Prefeitura não está mais limpando e o lixo está na situação que vocês estão vendo. Isso também é um grande atrativo para cachorros”, conta a moradora.

Prefeitura confirma a retirada

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Domingos Martins. Por meio de sua assessoria de comunicação, por nota, informou que a retirada dos latões de lixo é uma ação que visa acabar com os pontos viciados de lixo, para evitar o acúmulo de sujeira e mau cheiro nas vias e calçadas durante todo o dia.

A assessoria também diz que os moradores que trabalham no horário da coleta podem depositar o lixo em frente às suas residências, em recipiente fechado com tampa (balde), que a prefeitura fará o recolhimento.

Segundo a nota, esse sistema de coleta já é utilizado em diversos municípios e tem sido uma forma eficaz de evitar que o lixo seja revirado por animais, além de manter a cidade limpa para os moradores e visitantes. A assessoria também afirma que prefeitura tem recebido elogios de diversos cidadãos por ter alterado o sistema de recolhimento.

A nota ainda salienta que o lixo deve ser depositado nos locais no horário correto, entre 16h30 e 18 horas. A Prefeitura ainda disponibiliza área licenciada para receber resíduos sólidos de construção civil e jardinagem (poda e roçada). O depósito deste lixo é feito mediante um agendamento prévio, através dos telefones (27) 3268-3179 ou 99971-8178.

A assessoria finaliza pedindo a colaboração de todos os moradores, para não depositarem o lixo nas ruas fora do horário. A nota também ressalta que toda mudança gera um desconforto, porém, após a adaptação desse novo sistema de recolhimento, será visível os benefícios para o coletivo.

Veja também

{E6B3BC61-E8B1-E1C0-6C6C-7C1EE5CA7BD0}

Cerejeiras iniciam floração no interior de Alfredo Chaves

_mg_5213

Pix automático começa a funcionar nesta segunda e promete substituir boletos e débito em conta

coluna-vida-saudavel

Especialistas alertam: oito sinais de saúde podem ser confundidos com obesidade

oplus_32

Desfile cívico celebra legado de Domingos José Martins em Domingos Martins

Organic peppercorn or pink pepper in iron scoop on black slate stone background

Produtora de São Mateus prepara lançamento inédito no Brasil com apoio do Sebrae

Ripe and hull corn on pile prepared for transportation. In background is truck.

Conab contrata frete para remoção de 2,5 mil toneladas de milho

proxima edicao connection

Próxima edição do Connection Terroirs do Brasil já está sendo planejada

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)