Prefeitura cede terreno para serviços de equoterapia da APAE de Domingos Martins

Publicado em 12/05/2022 às 15:53

Compartilhe

terreno-apae-capa

A Prefeitura de Domingos Martins cedeu um terreno, no centro do município, para que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/DM) possa oferecer os serviços de equoterapia. A área tem mais de 300 m² e fica na Rua Pedro Saleme, na quadra 08 do loteamento Parque Alpina, na Sede.
O acordo de cessão de uso está descrito na Lei Municipal nº 3.052/2022, sancionada pelo prefeito Wanzete Kruger, e publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta quarta-feira (11). Segundo a Lei, o Termo de Cessão de Uso do terreno vigorará por 20 anos, podendo ser prorrogado.

A APAE-DM explica que o projeto de equoterapia é um recurso “terapêutico e educacional no tratamento complementar de apoio a reabilitação física e mental das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, onde utiliza o cavalo como instrumento de trabalho em uma abordagem, multi e interdisciplinar, nas áreas de saúde e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo”.

O projeto teve início em 2018, quando a associação era presidida por Carlos Stein e funcionava em outras localidades do município. Com o terreno cedido pela Prefeitura, o projeto ganha então um espaço definitivo. De acordo Silvana Teixeira Santana, assistente social da APAE-DM, a equoterapia é fundamental para a associação. “Esse projeto faz a diferença na vida das pessoas. Temos crianças com autismo severo que não conseguem nem entrar em ambientes fechados, mas conseguem participar e se desenvolver com a equoterapia”, afirmou.

O desenvolvimento das crianças que participam do projeto também é confirmado pelas famílias. Louriza Roriz Souza, mãe da Sophia, de 7 anos, conta com orgulho a evolução da filha após os dois anos em que ela participa do projeto. “Ela melhorou muito o equilíbrio. Antes, quando andávamos na calçada, por exemplo, ela segurava a minha mão e hoje percebo que ela está mais solta e segura”, contou.

A servidora pública Miriam Vago, que também é mãe de uma menininha chamada Sophia, de 7 anos, percebeu as mudanças de comportamento na filha após ela começar a frequentar a equoterapia. “Ela adora participar do projeto. Percebemos que ela está bem mais confiante, mais segura. O projeto é fundamental. A APAE-DM faz um trabalho maravilhoso. Só tenho a agradecer”, destacou.

EXPANSÃO – Com o novo terreno cedido pela Prefeitura, a APAE-DM tem planos agora de expandir o projeto da equoterapia para atender mais crianças. “Nós ainda vamos construir banheiros, vagas de garagem e aumentar o espaço da equoterapira para que, em um futuro bem próximo, dois cavalos possam ficar ao mesmo tempo no local e, dessa forma, poderemos atender mais crianças”, afirmou a atual presidente da associação, Rita de Cássia Noya Maciel Simões.

Fonte: PMDM

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua