Prédio da Associação Pestalozzi ligado na ETE em Marechal Floriano
Publicado em 17/04/2020 às 13:18
O prédio no Bairro Santa Rita, onde funciona a instituição escolar especial – Associação Pestalozzi de Marechal Floriano – é um dos finalistas a receber a nova tubulação para as ligações às elevatórias que transportam os esgotos à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) desta cidade.
Os servidores calculam que as ligações construídas em toda a cidade de Marechal Floriano entre os bairros e centro até a ETE, já atingem a mais de 95% dos imóveis. Na Associação Pestalozzi os trabalhos deverão ser concluídos ainda nesta semana com a ligação definitiva das tubulações às elevatórias e daí à ETE automaticamente.
Moradores da sede de Marechal Floriano calculam que com a ligação definitiva de toda a rede de esgotos, as águas do Braço Sul do Rio Jucu em Marechal Floriano ficarão limpas a ponto de os moradores voltarem a se banhar nas correntezas, como ocorria há cinco décadas pelo menos.
O morador Valdir Rodrigues, um dos que se banhava nas águas do Jucu no Bairro Ponto Frio, ressalta que há anos que não se diverte nas águas do rio em virtude dos esgotos despejados na correnteza e podem contaminar a água bruta. Antigamente, ele afirma que saltavam da ponte do Jucu na BR-262 e tudo era limpinho aparentemente. “Será que vamos nos banhar novamente? ”, questiona.
Atualmente residindo na Grande Vitória, José Modolo, garante que retornará à Marechal Floriano para conhecer o novo sistema de limpeza e se houver garantia voltará a se banhar no Braço Sul, sob a ponte da Rodovia BR-262 no Bairro Ponto Frio. “É um retorno prazeroso ao passado e vale a pena”, disse.