Polícia Militar forma 18 condutores de cães policiais

Publicado em 28/09/2023 às 08:53

Compartilhe

CAO-POLICIAL

A Polícia Militar do Espírito Santo formou, na manhã de ontem (26), 18 policiais para atuarem como condutor de cães policiais. O IV Curso de Condutor de Cães Policiais (CCCP) foi promovido pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC). Durante o evento quatro cães foram entregues às unidades.

Os militares foram capacitados durante 120 horas de aulas teóricas e práticas sobre a atividade operacional com cães. O evento marcou mais um passo importante da Instituição na implementação e expansão das Patrulhas K9 nas unidades operacionais.

Na oportunidade da solenidade, que foi acompanhada por diversas autoridades civis e militares, a Polícia Militar fez a entrega de quatro novos cães policiais. A cadela May foi entregue ao Batalhão de Polícia de Trânsito BPTran. O cão Ajax irá compor a Patrulha K9 do 1º Batalhão. A cadela Una integrará a 6ª Companhia Independente, que é responsável por Domingos Martins e Marechal Floriano. Já o cão Musashi foi destinado a 16ª Companhia Independente.

Hoje a Polícia Militar conta com 26 Patrulhas K9 em atuação, as quais contribuem com o aumento do número de apreensões e ocorrências exitosas com a suplementação de cães. No ano de 2022, a atividade com cães na PMES retirou mais de 190 mil unidades e 277 quilos de entorpecentes e 117 armas de fogo das ruas, bem como a detenção de 518 indivíduos.

A utilização de cães farejadores em operações policiais tem sido altamente eficaz nas missões em que são empregados. No ano de 2018, a PMES deu início ao programa K9 com objetivo de introduzir a atividade com cães em suas unidades operacionais. Foram inicialmente constituídas 12 patrulhas nos batalhões e companhias independentes.

O comandante do BAC, tenente-coronel Alexandre Moreto da Silva, destacou que os profissionais buscam cada vez mais serem melhores para melhor servir a sociedade. “A especialização os tornam especiais. A sociedade agradece pelo empenho. Vocês foram desafiados e venceram”, salientou o comandante ao saudar os formandos.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, apontou a dinâmica da criminalidade e as particularidades da atividade policial, de maneira a enfatizar a promoção que a Instituição trem apresentado contra a criminalidade.

“Fazemos as adaptações necessárias, compra de armamentos, equipamentos e veículos, bem como a estruturação de nossas unidades para que a missão da Corporação possa ser cumprida. E entregar um policial treinado e bem capacitado faz parte dos esforços da PMES em prol da comunidade”, frisou o comandante-geral.

Fonte: PMES

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial