Polícia Civil prende suspeito de aplicar golpe do ‘falso Pix’ em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 01/09/2023 às 09:23

Compartilhe

pc-venda-nova

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante realizaram uma operação, na tarde dessa quarta-feira (30), que resultou na prisão de um homem, de 24 anos, suspeito de ter aplicado o golpe do “falso Pix” em comerciantes da cidade de Venda Nova do Imigrante. A prisão foi realizada na Rodoviária do município, logo após o homem ter aplicado o golpe em três vítimas. Na ação, foram recuperadas as mercadorias adquiridas, por meio do golpe.

Após o recebimento de denúncia, as equipes tiveram conhecimento de que o suspeito estaria realizando compras no comércio da cidade e realizava o pagamento por transferência via PIX. No entanto, o suspeito se valia de um aplicativo de simulação, que, apesar de apresentar o comprovante de pagamento, o valor devido não era pago ao lojista.

Uma das vítimas, que é proprietária de uma loja de eletrônicos, informou que o golpista havia acabado de adquirir no estabelecimento dela um aparelho celular, no valor de R$1.300 reais, e duas máquinas de cortar cabelo, que totalizavam R$350 reais. O homem realizou o pagamento por meio de Pix, com a promessa de enviar o comprovante de pagamento posteriormente. Em seguida, o comerciante verificou o saldo da conta e comprovou que o pagamento não havia sido efetuado.

Após informação de que o estelionatário reside em Conceição de Castelo e estaria na Rodoviária de Venda Nova do Imigrante, aguardando o ônibus para retornar para a cidade dele, as equipes foram ao local e realizaram a abordagem. Na busca pessoal, foi encontrada uma mochila preta e dentro dela uma garrafa térmica, que o abordado disse ter comprado em uma papelaria, que fica localizada no bairro Vila Betânia. Ao todo, foram apreendidos um par de fones de ouvidos, uma bolsa pequena, uma mochila preta e uma garrafa térmica.

Imediatamente, os policiais realizaram diligências em uma papelaria para comprovar se o homem teria realizado outro golpe. Em conversa com a proprietária da loja, foi confirmado que ele comprou os produtos e pagou por transferência via Pix, enviando para ela o comprovante. Os policiais solicitaram que a mulher consultasse o saldo da conta para comprovar o pagamento, sendo então constatado que, apesar do comprovante, o pagamento não havia sido creditado na conta.

O titular da Delegacia Especializada em Investigações Criminais, delegado Alberto Roque Peres, explicou que o golpista utilizava um aplicativo para simular uma transferência de Pix e enviava o comprovante falso ao lojista, que, ao verificar o documento que aparentemente era verídico, realizava a entrega da mercadoria, porém a transferência de fato nunca ocorria.

O delegado Alberto Roque Peres alerta aos comerciantes que realizem a entrega das mercadorias somente após ter a confirmação do recebimento do dinheiro na conta. “A confirmação deve ser feita por meio do próprio aplicativo do Banco ou pela maquininha do cartão de crédito e, só depois de confirmado, o produto deve ser entregue”, acrescentou.

Fonte: PCES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral