Plantas evitam o acesso de moradores de rua ao calçadão do Museu da Imigração
Publicado em 02/08/2021 às 09:50
Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira
O problema causado pelo desrespeito à limpeza com o acesso livre dos moradores de rua ao calçadão da antiga estação ferroviária de Marechal Floriano, atual Museu da Imigração, parece ter chegado ao fim. No primeiro fim de semana as flores plantadas recentemente evitaram a invasão que sempre existia.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Goretti Gerhardt, a maneira mais sensata encontrada por ela foi o cultivo de plantas ornamentais ao longo da plataforma, o que acabou resolvendo o problema da sujeira e destruições sobre o calçadão da antiga estação ferroviária.
“Sabemos que alguns homens e mulheres de rua estiveram no calçadão, mas não houve aquela invasão insuportável dos moradores de rua. As pessoas que realmente visitaram entraram pela rampa onde há uma porta disponível para os acessos”, disse a secretária Goretti.
O prefeito João Carlos Lorenzoni, o Cacau, comentou que o que esperava para acontecer deu certo na antiga estação. “Ontem apenas os turistas ocuparam o grande espaço onde mostramos as antiguidades e todos entraram pela porta principal, sendo que as plantas não os atrapalharam”, disse.
Para o turista Lourenço Silveira, de Minas Gerais, nada mais correto que a atitude tomada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, com o plantio das flores, que além de ornamentarem, mudaram a atenção e as atitudes dos moradores de rua.