Pessoas a partir dos 55 anos já são 28% dos empreendedores no ES

Publicado em 30/01/2021 às 14:55

Compartilhe

Você já pensou em algo para fazer quando se aposentar? Diante dessa pergunta, a resposta mais comum seria viajar e curtir a vida. Mas essa realidade está mudando, e muitos aposentados têm apostado no empreendedorismo como forma de ocupar o tempo. Atualmente, de acordo com o último levantamento do DataSebrae, os empreendedores a partir dos 55 anos representam cerca de 28% do empresariado capixaba. Do público atendido pelo Sebrae/ES, no ano passado, eles são 13%. Não que sejam todos aposentados, mas este grupo corresponde a um percentual importante dessa faixa etária.

A Dalva Nader, faz parte desta estatística. Aos 72 anos, ela ainda não pensa em ficar parada. Antes mesmo de se aposentar, Dalva já começou a se preparar para continuar na ativa. Fez cursos de massoterapia, cabeleireiro e outros, todos da área da beleza. Hoje, ela atua como consultora de uma grande companhia de venda direta de cosméticos. “Eu não consigo me ver parada, e trabalhar faz bem para a minha saúde e autoestima É uma terapia. Sem contar que é uma boa renda a mais”, destaca.

Nem a pandemia deixou Dalva parar. Ela se reinventou no contato com as clientes, e o meio digital fez toda a diferença. “Hoje, a gente usa o atendimento online e vai se reinventando, vai criando uma relação até melhor com os clientes. A pandemia tem nos ensinado muito. Encontrei no online uma maneira boa de trabalhar e que me exige menos esforço. Eu ainda faço a entrega dos produtos, mas quando uma cliente precisa de ajuda, eu não preciso mais sair de casa, nos comunicamos por chamada de vídeo”, explica Dalva.

Para a analista do Sebrae/ES, Renata Braga, o empreendedorismo nessa idade precisa ser algo com o que o idoso/aposentado tenha afinidade. “O retorno ao mercado de trabalho precisa ser prazeroso e não ter apenas o foco em dinheiro ou renda extra. Por esse motivo, antes mesmo de definir em qual atividade apostar, é importante levar em consideração que a nova ocupação seja algo que faça sentido para quem está empreendendo. O aposentado precisa se sentir bem com a nova atividade, sem ultrapassar os limites impostos pela idade”, ressalta a analista.

É necessário, ainda, criar uma rotina diária para que o trabalho não suprima os momentos de lazer. Além disso, também é ideal ter um planejamento e nunca misturar pessoa física e jurídica. O Sebrae/ES oferece toda a orientação necessária para quem deseja abrir um negócio. Basta acessar a aba atendimento ao cliente no site do Sebrae/ES (bit.ly/Sebrae-ES), ou entrar em contato direto pela central de atendimento 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (27) 30415500.

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas