Pesquisa aponta que 48% dos brasileiros estão tentando emagrecer durante a pandemia

Publicado em 19/01/2021 às 13:49

Compartilhe

Texto: Giusti Comunicação / Foto: Freepik

O percentual se esforçando para se livrar dos quilos a mais é mais alto no Chile (60%), em Singapura (55%) e no Peru (54%). Em contrapartida, China (30%), França (33%) e Rússia (37%) são os países onde menos pessoas estão tentando emagrecer.

Enquanto quase metade dos brasileiros querem perder o peso extra, 12% estão fazendo o caminho inverso, e tentam engordar. Considerando todas as nações, apenas 8% desejam adquirir peso. No Brasil, as pessoas satisfeitas com a própria forma física – ou seja, que não querem engordar e nem emagrecer – somam 27%. A média global é mais alta, de 31%.

Em todo o mundo, as ações mais tomadas entre as pessoas que estão tentando emagrecer, por ordem de adesão, são: fazer mais exercícios físicos (52%); comer de maneira mais saudável, porém sem fazer dieta (52%); fazer dieta, reduzindo o consumo de alimentos (44%); ingerir menos bebidas açucaradas (38%); e beber menos álcool (15%).

No Brasil, as iniciativas para redução de peso seguem o comportamento global. Pouco mais da metade (52%) tem se exercitado, 50% comem de maneira mais saudável, 42% estão fazendo dieta, 33% diminuíram as bebidas açucaradas e 15% estão ingerindo menos bebida alcóolica.

Para atingir o objetivo do emagrecimento, 6 em cada 10 brasileiros (60%) dizem estar dispostos a reduzir ou eliminar totalmente a ingestão de açúcar, 40% aceitam cortar as calorias, 36% estão apostando na diminuição do consumo de carboidratos, 35% se dispuseram a reduzir ou parar de ingerir gorduras saturadas, 31% tiraram os alimentos processados da dieta alimentar, um em cada 10 (10%) está disposto a parar de beber álcool e apenas 8% eliminariam o consumo de carnes.

Obesidade: questão de saúde pública

A obesidade, causada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no corpo, tem se tornado, uma questão da saúde pública mundial mais grave ano após ano. No Brasil, 48% das pessoas tentando emagrecer consideram que baratear o custo de alimentos saudáveis seria algo que empresas e governos poderiam fazer para atenuar o problema. Além disso, 3 em cada 10 brasileiros (30%) citam o oferecimento de mais espaços verdes públicos para exercício físico como outra maneira de ajudar. As medidas “mais equipamentos públicos para exercício físico” e “facilitação do acesso aos alimentos saudáveis” foram mencionadas, cada uma, por 19%.

A pesquisa on-line foi realizada com 22.008 entrevistados, com idades entre 16 e 74 anos, de 30 países. Os dados foram colhidos de 23 de outubro de 2020 a 06 de novembro de 2020 e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial