PCES localiza adolescente com uso do Amber Alert em primeiro caso no Espírito Santo

Publicado em 04/08/2025 às 13:50

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-08-04 at 12.28.31

Foto: PCES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) localizou uma adolescente de 13 anos com o auxílio da ferramenta Amber Alert, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Este foi o primeiro caso no Estado a ser incluído no protocolo nacional de alertas para desaparecimento de crianças e adolescentes.

O desaparecimento da jovem foi registrado pela família no dia 15 de julho. Quatro dias depois, em 19 de julho, ela foi entregue às autoridades por uma mulher que a reconheceu após visualizar o alerta nas redes sociais.

Os detalhes da investigação foram apresentados em coletiva de imprensa realizada no último dia 30, na Chefatura da Polícia Civil. O chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Ricardo Almeida, ressaltou o papel da tecnologia no sucesso da ação. “A tecnologia está ajudando não somente na elucidação de crimes, mas também no encontro de desaparecidos”, afirmou.

O delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), explicou que o uso do Amber Alert faz parte de um novo Procedimento Operacional Padrão (POP) adotado pela unidade. A ferramenta só pode ser acionada em situações específicas: o desaparecimento deve envolver menores de 18 anos, ter ocorrido há menos de 72 horas, apresentar indícios de risco grave e iminente, além de contar com a autorização da família para a divulgação da imagem da criança ou adolescente.

“Esse POP orienta desde o registro da ocorrência até a localização da pessoa. O Espírito Santo tem se destacado com uma delegacia especializada e avanços como o reconhecimento facial”, afirmou Ximenes.

A delegada adjunta da DEPD, Gabriela Enne Barbosa, detalhou como ocorreu a localização da adolescente. “Foi a primeira vez que utilizamos o Amber Alert no Estado e já obtivemos êxito. O alerta é disparado nas redes sociais e alcança usuários em um raio de até 160 quilômetros do último local em que a criança foi vista”, explicou.

Segundo a delegada, a jovem foi vista pela última vez no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, de onde seguiu para a Praia da Costa, em Vila Velha. Imagens mostraram a adolescente embarcando sozinha em um ônibus, utilizando o cartão GVBus da mãe. Inicialmente, o caso foi tratado como possível sequestro. No entanto, durante a apuração, foi constatado que a adolescente havia ido por conta própria à praia, em busca de uma oportunidade de trabalho.

Durante os quatro dias em que permaneceu desaparecida, ela recebeu ajuda de moradores locais, que lhe ofereceram água, comida e abrigo. Uma mulher acolheu a adolescente e, ao ver o alerta nas redes sociais, entrou em contato com as autoridades, possibilitando a conclusão do caso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo