PCES localiza adolescente com uso do Amber Alert em primeiro caso no Espírito Santo

Publicado em 04/08/2025 às 13:50

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-08-04 at 12.28.31

Foto: PCES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) localizou uma adolescente de 13 anos com o auxílio da ferramenta Amber Alert, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Este foi o primeiro caso no Estado a ser incluído no protocolo nacional de alertas para desaparecimento de crianças e adolescentes.

O desaparecimento da jovem foi registrado pela família no dia 15 de julho. Quatro dias depois, em 19 de julho, ela foi entregue às autoridades por uma mulher que a reconheceu após visualizar o alerta nas redes sociais.

Os detalhes da investigação foram apresentados em coletiva de imprensa realizada no último dia 30, na Chefatura da Polícia Civil. O chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Ricardo Almeida, ressaltou o papel da tecnologia no sucesso da ação. “A tecnologia está ajudando não somente na elucidação de crimes, mas também no encontro de desaparecidos”, afirmou.

O delegado Luiz Gustavo Ximenes, titular da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), explicou que o uso do Amber Alert faz parte de um novo Procedimento Operacional Padrão (POP) adotado pela unidade. A ferramenta só pode ser acionada em situações específicas: o desaparecimento deve envolver menores de 18 anos, ter ocorrido há menos de 72 horas, apresentar indícios de risco grave e iminente, além de contar com a autorização da família para a divulgação da imagem da criança ou adolescente.

“Esse POP orienta desde o registro da ocorrência até a localização da pessoa. O Espírito Santo tem se destacado com uma delegacia especializada e avanços como o reconhecimento facial”, afirmou Ximenes.

A delegada adjunta da DEPD, Gabriela Enne Barbosa, detalhou como ocorreu a localização da adolescente. “Foi a primeira vez que utilizamos o Amber Alert no Estado e já obtivemos êxito. O alerta é disparado nas redes sociais e alcança usuários em um raio de até 160 quilômetros do último local em que a criança foi vista”, explicou.

Segundo a delegada, a jovem foi vista pela última vez no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, de onde seguiu para a Praia da Costa, em Vila Velha. Imagens mostraram a adolescente embarcando sozinha em um ônibus, utilizando o cartão GVBus da mãe. Inicialmente, o caso foi tratado como possível sequestro. No entanto, durante a apuração, foi constatado que a adolescente havia ido por conta própria à praia, em busca de uma oportunidade de trabalho.

Durante os quatro dias em que permaneceu desaparecida, ela recebeu ajuda de moradores locais, que lhe ofereceram água, comida e abrigo. Uma mulher acolheu a adolescente e, ao ver o alerta nas redes sociais, entrou em contato com as autoridades, possibilitando a conclusão do caso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos