Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica ‘Aves de Caetés’

Publicado em 11/01/2023 às 07:00

Compartilhe

Parque-Estadual-do-Forno-Grande-recebe-exposicao-fotografica-‘Aves-de-Caetes

O Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, está recebendo a exposição fotográfica “Aves de Caetés”. A mostra pode ser visitada até o dia 10 de março e está aberta todos os dias, das 8h às 17h, na Unidade de Conservação (UC). A exposição conta com 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena parte da grande diversidade de pássaros da Mata de Caetés. A entrada é gratuita.

As fotos são de aves que chamam atenção pelas cores, como, por exemplo, a saíra-militar, a saíra-beija-flor, o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, além de aves raras, como a saíra-apunhalada, e tucanos, beija-flores, entre outras. Em cada imagem, o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma das aves, podendo, inclusive, ouvir o canto delas.

A Mata de Caetés está se situada no limite dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada (PCSA) contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, sendo que seis delas estão ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, que tem apenas 22 indivíduos e é a espécie-alvo do PCSA.

Além disso, a Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma área importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande.

A exposição é realizada pelo Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada e o Instituto Marcos Daniel (IMD), contando com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As fotos são de autoria de Gustavo Magnago e Gabriel Bonfá.

A mostra é também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel, em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy.

A Reserva Kaetés, que protege parte do território da saíra-apunhalada, se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da Mata de Caetés. Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés estão protegidos dentro de reservas privadas.

  • Serviço:
    Exposição fotográfica “Aves de Caetés”
    Data: até 10/03
    Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h
    Local: Parque Estadual Forno Grande
    Endereço: Estrada Rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo-ES
  • A entrada é gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação do Iema

Veja também

plantio de maconha

Polícia encontra estufa com 28 pés de maconha em sítio de Domingos Martins

gatronomia

Fraldinha “de colher”

assistencia farmaceutica

Ministério da Saúde investe R$ 25,4 milhões para fortalecer a assistência farmacêutica em 428 municípios

senior-woman-caring-crops

Protagonismo feminino no campo marca estande da Seag na 20ª Feira da Agricultura Familiar

Fireman trying to control a fire in the forest

Iema realiza treinamento de combate e prevenção a incêndios para monitores florestais

medicina na ufes de sao matheus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas