Parlamentares do Brics defendem comércio justo, regulação da IA e reforma da governança global

Publicado em 06/06/2025 às 10:23

Compartilhe

lula6478

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Parlamentares de cerca de 16 países integrantes ou parceiros do Brics aprovaram nesta quinta-feira (5), em Brasília, uma declaração conjunta com diretrizes sobre temas como comércio internacional, mudanças climáticas, saúde global, inteligência artificial e reforma da governança mundial. O documento é resultado dos debates do 15º Fórum Parlamentar do Brics, que reuniu representantes de nações como Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

No texto, os parlamentares reafirmam a defesa de um sistema multilateral de comércio baseado em regras, inclusivo e ancorado no direito internacional. Também incentivam a adoção de moedas locais nas transações comerciais entre os países do bloco, como forma de reduzir a dependência do dólar.

Na área da saúde, o grupo pede mais acesso a medicamentos e vacinas, além de medidas contra doenças negligenciadas que afetam o Sul Global. Já no campo ambiental, a declaração cobra dos países desenvolvidos o cumprimento de compromissos financeiros e tecnológicos rumo à COP30, que será realizada em Belém, em 2025.

Outro ponto de destaque foi o avanço da inteligência artificial. O texto defende marcos regulatórios que garantam ética, transparência, respeito à diversidade cultural e proteção de dados, com fortalecimento da soberania digital dos países.

Os parlamentares também pedem a reforma de instituições como a ONU e o Conselho de Segurança, e condenam o terrorismo, citando especificamente o ataque recente em Jammu e Caxemira, na Índia, que deixou 26 mortos.

Ao encerrar o evento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a relevância do fórum e o potencial do Brics. “Estamos falando de 3,5 bilhões de pessoas e 40% do PIB mundial. Isso nunca será pouca coisa”, afirmou.

Fonte: Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)

Feira dos Municípios

Governo do Estado realiza o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025

saude no es

Governo inaugura novo serviço de oftalmologia e oferta de cirurgias vasculares no norte capixaba

orcamento 2026

Governo do Estado realiza Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2026

171930539

Rússia e China condenam ataque ao Irã; França e EUA apoiam Israel

WhatsApp Image 2025-06-12 at 14.42.35

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

feira-dos-municipios

Feira dos Municípios 2025: conheça a programação e as atrações

95

Ministério da Fazenda detalha alterações em fundos imobiliários e Fiagro