Pancas abre o Campeonato Capixaba de Voo Livre com evento emocionante

Publicado em 02/04/2025 às 08:28

Compartilhe

Open Pancas. Pedro Borgo Cipriano A

Foto: Divulgacão

Conhecida como a Capital Estadual do Esporte Radical, Pancas sediará a 5ª edição do Open Pancas, que começa nesta quinta-feira (03). O evento reunirá cerca de 100 pilotos do Brasil e do exterior, que terão a oportunidade de voar em meio aos icônicos Pontões Capixabas. A competição conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio de emenda parlamentar.

As disputas seguem até domingo (06) no município da Região Noroeste do Espírito Santo, localizado a 190 quilômetros de Vitória.

Organizada pela Associação de Voo Livre de Pancas (AVLP), com apoio da Prefeitura Municipal de Pancas e da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), a edição deste ano tem um diferencial: será palco da primeira etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre e do Campeonato Capixaba de Parapente 2025.

Inscrições abertas

Os esportistas interessados em participar podem se inscrever pelo site da AVLP até sexta-feira (04). São oferecidas 100 vagas, sendo 70 para pilotos brasileiros e 30 para estrangeiros.Para se inscrever, clique aqui.

O evento é aberto ao público, permitindo que visitantes apreciem as belezas naturais do município, suas trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes, tornando-se um destino ideal para os amantes da aventura e do contato com a natureza.

Monumento Natural

Pancas é considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do voo livre. Cerca de 80% do seu território está dentro do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, uma unidade de conservação federal criada em 2008 a partir do antigo Parque Nacional dos Pontões Capixabas, estabelecido em 2002.

As imponentes formações rochosas da região, que ultrapassam os 700 metros de altitude, são ideais para esportes radicais e fomentam o turismo de aventura.

“Pancas é um dos cenários mais impactantes do Brasil para o voo livre”, destaca Arilson Araújo Schumacher, coordenador geral do 5º Open Pancas e presidente da AVLP.

“Nossas formações rochosas criam um visual impressionante, proporcionando aos pilotos a sensação de estar sobrevoando um verdadeiro ‘Jurassic Park’”, complementa Mateus Haase, também coordenador da associação.

Programação do evento

A competição contará com quatro dias de intensa programação:

  • 03 de abril (quinta-feira): Treino livre e credenciamento dos pilotos, das 17h às 20h30, no Bar do Degas, um dos pontos gastronômicos mais tradicionais da região.
  • 04 de abril (sexta-feira): Às 8h30, traslado dos pilotos em ônibus fornecidos pela organização, partindo do Bar do Degas até a Rampa Clementino Izoton, na Pedra da Colina, a 19 km de distância. A abertura da janela de voo ocorre às 11h30, com apuração dos resultados às 17h30.
  • 05 e 06 de abril (sábado e domingo): Seguem os voos competitivos nos mesmos horários. No domingo (06), a partir das 19h, será realizada a cerimônia de premiação e a festa de encerramento no Bar do Degas.

O 5º Open Pancas promete mais uma vez atrair pilotos e espectadores para um evento repleto de adrenalina, belas paisagens e grandes desafios para os competidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo