Ouriço encontrado ferido é medicado e retornará à natureza em Marechal Floriano
Publicado em 16/05/2020 às 14:08
Após ser encontrado caído ao lado de uma rodovia estadual há cerca de 30 dias portando ferimentos graves, um animal da espécie ‘Coendou Spinosus’, denominado de forma comum por ‘ouriço cacheiro’, foi medicado e curado em uma clínica veterinária particular em Marechal Floriano.
O animalzinho ferido foi avistado pelo mecânico Jamilson, de Marechal Floriano, enquanto testava um veículo. O ouriço caixeiro estava caído no meio da Rodovia Basílio Bubach, que liga Marechal Floriano a Alfredo Chaves. De acordo com a veterinária Maria Gorett Ramos Rodrigues, o mecânico prestou os primeiros socorros.
O animalzinho, segundo Gorett, foi posto no veículo e imediatamente levado para uma clínica veterinária em Marechal Floriano, onde imediatamente ela iniciou o tratamento. “Sorte que uma pessoa de bom coração parou o carro e iniciou o processo de salvação do animalzinho”, disse a veterinária.
Ela informou que desde o dia da chegada até este sábado (16) o ouriço recebe o tratamento com medicações necessárias e será encaminhado pela mesma pessoa que o socorreu ao local do encontro inicial. “Esperamos que o bichinho corra a partir de agora para as florestas em busca do que necessita”, disse contente a médica veterinária, informando que ele já se alimenta normalmente. “Banana prata é com ele mesmo”, sorri.
A atitude do mecânico foi elogiada em Marechal Floriano. O morador, Rodrigo Klein, disse que o mecânico realizou um trabalho bonito e o retorno às florestas da região é o presente que o animalzinho receberá. “Há poucas semanas outro animal foi sacrificado na BR-262 e por isso temos de ter cuidado ao conduzirmos veículos nas montanhas do Estado”, disse.
O professor de Biologia da UFES, Oberdan José Pereira, disse que o respeito aos animais das florestas da região é fundamental e pode ser praticado por todos os motoristas com bastante atenção e velocidade compatível, para ter tempo de evitar certos tipos de ocorrências. “Está de parabéns o mecânico Jamilson e a veterinária Gorett pelas atitudes sensatas e, sobretudo corretas para retornar o animal à natureza”.