Orientações aos moradores de Santa Rita, Marechal Floriano, para capturar e exterminar os caramujos

Publicado em 27/11/2018 às 11:00

Compartilhe

“Uma praga agrícola e urbana”. Assim que é visto o caramujo, denominado cientificamente por Achatina fulica pelos agentes de endemias do setor de Vigilância em Saúde de Marechal Floriano. Os insetos estão invadindo residências, igrejas, pontos comerciais e outros imóveis, além dos quintais no Bairro Santa Rita.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujosNa manhã desta terça-feira (27) uma equipe formada por sete agentes reiniciou a captura dos bichos localizados nos muros e cercas de madeira, sem falar das invasões por todos os quintais. Além de capturar e usar combustível para queimar os caramujos, os técnicos orientam os moradores os modos de lidar no controle das pragas.

Os servidores da Vigilância em Saúde convidam os moradores para acompanharem o trabalho da captura que é realizado com as mãos devidamente protegidas com luvas especiais para evitar terminantemente o contato do bicho com a pele. Em seguida, os técnicos, nos locais mais infestados, mas com segurança, aplicam álcool ou gasolina e os queimam.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujos 2Na manhã desta terça-feira (27) pelo menos 500 caramujos foram capturados pelos sete agentes em poucos minutos. Todos serão incinerados até a tarde com o restante a ser capturado. Os bichos se encontravam em locais oferecendo facilidade de remoção: “as pessoas daqui devem ter exatamente a mesma forma de captura e destruição dos caramujos que usamos”, afirmou uma agente.

O grupo está reunido para a captura dos caramujos próximo ao Campo Bom de Bola José Henrique Pereira Filho, ao lado do Córrego Batatal. No local há também um cemitério e uma igreja luterana onde os bichos costumam reproduzir. “Estamos distribuindo um panfleto para orientar os moradores sobre os procedimentos corretos”, disse o servidor.

Orientações aos moradores de Santa Rita Marechal Floriano para capturar e exterminar os caramujos 3A folha orienta sobre as principais características dos bichos, como se reproduzem e alimentação, além das doenças que transmitem, sintomas do mal, controle dos caramujos, cuidados tomados na captura e outros. Uma frase se destaca no livreto: “Tomando esses cuidados você está se protegendo e evitando que o caramujo africano ameace a sua saúde”.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral