Operação conjunta interdita canil clandestino e resgata 22 animais em Viana

Publicado em 21/08/2023 às 10:13

Compartilhe

canil-viana

A Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente realizou, na última quinta-feira (17), operação com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Viana e a CPI dos Maus-tratos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), com objetivo de combater o crime de maus-tratos animal. Um canil clandestino foi interditado e 22 animais foram resgatados, no bairro Areinha, em Viana. O proprietário de 36 anos foi conduzido.

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Um canil clandestino foi internado e os animais, que estavam em locais inadequados, foram resgatados. O local é investigado por suspeita de usar cães para reprodução e descarte, no caso de quando deixam de ser úteis.

Durante a ação, foram encontrados diversos animais da raça Golden Retriever, de grande valor no mercado, em condições precárias. Foram identificadas sete cadelas adultas e mais dez filhotes.

“No suposto canil, foram encontrados vários filhotes e o local estava lavado. Os vizinhos disseram que os cachorros tinham sido tirados de madrugada, que o homem levava os animais, usava o local e depois tirava os cachorros e limpava tudo, com o intuito de vendê-los”, relatou o titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, delegado Eduardo Passamani.

Ele acrescentou que o responsável pelo canil, de 36 anos, foi conduzido e autuado por crime ambiental. O homem assinou um termo circunstanciado e foi liberado para responder em liberdade. “Foram coletadas provas de que ele realmente maltratava os animais, podendo ser indiciado por isso e o caso encaminhado para o Ministério Público. A investigação continua para apurar eventual crime de maus tratos”, informou Passamani.

A presidente da CPI dos Maus-tratos da Assembleia Legislativa, deputada Janete de Sá, informou que a equipe já investiga esse canil, tendo em vista que o local foi descoberto em abril.

“Foram encontrados nove cachorros da raça Golden Retriever e outros três cachorros de outra raça. Soubemos que, durante a noite, ele tirou cinco fêmeas, que eram matriz, do local e foi descoberto o local onde os animais estavam. Não iremos admitir esse tipo de crime e nem descansar até colocar todas essas pessoas na cadeia. Maus-tratos contra animais é crime e gera prisão de dois a cinco anos”, disse a deputada Janete de Sá.

Fonte: PCES

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima