Onda de frio intensa atinge o Brasil no fim de maio com previsão de neve

Publicado em 27/05/2025 às 14:04

Compartilhe

3202

Foto: Freepik

Uma intensa massa de ar polar deve provocar uma brusca queda de temperatura em grande parte do Brasil nos últimos dias de maio de 2025. Segundo a Climatempo, essa será a primeira grande onda de frio do ano, com potencial para registrar as menores temperaturas de 2025 até o momento. Há previsão de geada em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e possibilidade de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Frio começa no dia 28 e atinge até a Região Norte

O ar polar começa a avançar com força sobre o Sul do país na quarta-feira, 28 de maio, derrubando rapidamente as temperaturas, especialmente nas regiões serranas. No mesmo dia, o vento frio já começa a se espalhar por Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (29), o resfriamento atinge São Paulo, parte de Mato Grosso e do Centro-Oeste, além de áreas de Rondônia, Acre e do sul do Amazonas. A sexta-feira, 30 de maio, deve marcar o ápice da onda de frio, com temperaturas próximas de 0 °C ou até negativas em diversas regiões do Sul do país.

Recordes de temperatura devem ser quebrados

Capitais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá devem bater recordes de temperatura mínima do ano. Segundo a Climatempo, as menores temperaturas estimadas para a madrugada do dia 30 são:

Curitiba: entre 2 °C e 4 °C

Porto Alegre: entre 7 °C e 9 °C

Florianópolis: entre 9 °C e 11 °C

São Paulo: entre 8 °C e 10 °C

Campo Grande: entre 4 °C e 6 °C

Cuiabá: entre 11 °C e 13 °C

Porto Velho e Rio Branco também devem registrar as menores temperaturas do ano.

Neve pode ocorrer pela primeira vez em 2025

Com a chegada da frente fria, há previsão de uma combinação ideal entre ar gelado e alta umidade, o que pode provocar neve e outras precipitações invernais no Sul do Brasil — a primeira do ano.

As condições mais favoráveis para neve estão previstas entre a noite do dia 28 e a madrugada do dia 29. As cidades com maior chance são São Joaquim, Urupema e Urubici (SC), além de Bom Jesus e São José dos Ausentes (RS). Também não está descartada a possibilidade de neve em cidades mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Geada ameaça lavouras no Sul e em parte do Sudeste

Após a passagem do frio úmido, a atuação do ar seco e gelado aumenta o risco de geada branca — fenômeno comum quando a temperatura atinge 0 °C ou menos, formando cristais de gelo sobre superfícies.

A previsão é de geada generalizada nos três estados do Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, o risco é menor, mas não está descartado. Mato Grosso do Sul: geada localizada, sem risco agrícola. São Paulo e Sul de Minas: possibilidade de geada em áreas de baixada, sem impacto significativo para a agricultura

Novo pulso de ar polar no início de junho

Uma segunda massa de ar polar já está prevista para os primeiros dias de junho. Segundo os meteorologistas, o intervalo entre as duas ondas de frio será curto, o que impedirá o aquecimento das temperaturas. Assim, o frio deve se manter em boa parte do centro-sul do país até, pelo menos, o dia 3 de junho.

Fonte: Climatempo

Veja também

coluna-vida-saudavel

Você faz tudo certo e não emagrece? O problema pode estar no seu intestino

WhatsApp Image 2025-06-04 at 09.18.20

Fazenda Experimental do Incaper recebe estudantes para vivência em agricultura sustentável

_d6a8968

Governo prepara MP para corrigir distorções no mercado financeiro e rever decreto do IOF

flotilha

Israel ordena interceptação de barco com ativistas rumo à Faixa de Gaza

pma entrega viaturas

Polícia Ambiental promove ação educativa e entrega novas viaturas

PMMF

Prefeitura de Marechal Floriano alerta população sobre golpe de títulos de dívidas protestados

futebol infantil

Domingos Martins recebe neste domingo torneio de futebol infantil

PMAE

Sesa realiza oficina para implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)