Onda de frio intensa atinge o Brasil no fim de maio com previsão de neve

Publicado em 27/05/2025 às 14:04

Compartilhe

3202

Foto: Freepik

Uma intensa massa de ar polar deve provocar uma brusca queda de temperatura em grande parte do Brasil nos últimos dias de maio de 2025. Segundo a Climatempo, essa será a primeira grande onda de frio do ano, com potencial para registrar as menores temperaturas de 2025 até o momento. Há previsão de geada em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e possibilidade de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Frio começa no dia 28 e atinge até a Região Norte

O ar polar começa a avançar com força sobre o Sul do país na quarta-feira, 28 de maio, derrubando rapidamente as temperaturas, especialmente nas regiões serranas. No mesmo dia, o vento frio já começa a se espalhar por Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (29), o resfriamento atinge São Paulo, parte de Mato Grosso e do Centro-Oeste, além de áreas de Rondônia, Acre e do sul do Amazonas. A sexta-feira, 30 de maio, deve marcar o ápice da onda de frio, com temperaturas próximas de 0 °C ou até negativas em diversas regiões do Sul do país.

Recordes de temperatura devem ser quebrados

Capitais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá devem bater recordes de temperatura mínima do ano. Segundo a Climatempo, as menores temperaturas estimadas para a madrugada do dia 30 são:

Curitiba: entre 2 °C e 4 °C

Porto Alegre: entre 7 °C e 9 °C

Florianópolis: entre 9 °C e 11 °C

São Paulo: entre 8 °C e 10 °C

Campo Grande: entre 4 °C e 6 °C

Cuiabá: entre 11 °C e 13 °C

Porto Velho e Rio Branco também devem registrar as menores temperaturas do ano.

Neve pode ocorrer pela primeira vez em 2025

Com a chegada da frente fria, há previsão de uma combinação ideal entre ar gelado e alta umidade, o que pode provocar neve e outras precipitações invernais no Sul do Brasil — a primeira do ano.

As condições mais favoráveis para neve estão previstas entre a noite do dia 28 e a madrugada do dia 29. As cidades com maior chance são São Joaquim, Urupema e Urubici (SC), além de Bom Jesus e São José dos Ausentes (RS). Também não está descartada a possibilidade de neve em cidades mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Geada ameaça lavouras no Sul e em parte do Sudeste

Após a passagem do frio úmido, a atuação do ar seco e gelado aumenta o risco de geada branca — fenômeno comum quando a temperatura atinge 0 °C ou menos, formando cristais de gelo sobre superfícies.

A previsão é de geada generalizada nos três estados do Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, o risco é menor, mas não está descartado. Mato Grosso do Sul: geada localizada, sem risco agrícola. São Paulo e Sul de Minas: possibilidade de geada em áreas de baixada, sem impacto significativo para a agricultura

Novo pulso de ar polar no início de junho

Uma segunda massa de ar polar já está prevista para os primeiros dias de junho. Segundo os meteorologistas, o intervalo entre as duas ondas de frio será curto, o que impedirá o aquecimento das temperaturas. Assim, o frio deve se manter em boa parte do centro-sul do país até, pelo menos, o dia 3 de junho.

Fonte: Climatempo

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas