Onda de calor: Espírito Santo poderá enfrentar temperaturas próximas de 40°C
Publicado em 16/09/2025 às 13:40
Foto: Freepik
O Brasil se prepara para enfrentar a sexta onda de calor de 2025, justamente nos últimos dias do inverno. O fenômeno deve ocorrer entre 18 e 22 de setembro, período que antecede a chegada oficial da primavera, marcada para o dia 22, às 15h19 (horário de Brasília).
Desde o início do mês, várias regiões do país já registraram temperaturas extremas, acima dos 41°C, com destaque para os estados do Centro-Oeste e do Norte. No dia 12 de setembro, São Miguel do Araguaia, em Goiás, registrou 42,9°C, a maior marca do ano até agora.
No Sudeste, a previsão é de forte aquecimento, com os termômetros se aproximando dos 40°C em áreas do norte de São Paulo, do centro-oeste e norte de Minas Gerais, do norte do Paraná e também do Espírito Santo. A capital Vitória pode alcançar novamente temperaturas próximas de seu recorde anual de 36,5°C, registrado em fevereiro.

Além da capital capixaba, outras capitais do Sudeste também devem ficar perto de seus recordes de calor de 2025: São Paulo (34,8°C), Rio de Janeiro (41,3°C) e Belo Horizonte (34,4°C).
Mesmo com o calor intenso, algumas pancadas de chuva podem ocorrer no Centro-Oeste e no Sudeste, inclusive no Espírito Santo. A umidade vinda da região Norte tende a se espalhar, trazendo instabilidade em pontos isolados. Em áreas mais quentes, esse contraste deve provocar temporais localizados, redemoinhos e cortinas de poeira antes da chuva.
Assim, o inverno de 2025 se despede com cara de primavera, reforçando a tendência de extremos climáticos no Brasil e chamando a atenção para os impactos no dia a dia das cidades e no campo, especialmente em estados como o Espírito Santo, onde o calor e a umidade formam uma combinação que exige alerta.
Fonte: Climatempo