Oitenta milímetros de chuvas previstos para este sábado (18)
Publicado em 18/05/2019 às 14:32
Barrancos desmoronando ao lado de residências e fechando estradas, lamaçais invadindo ruas e córregos que deságuam no Braço Sul do Rio Jucu, com níveis superiores, ameaçando invadir ruas da parte baixa de Marechal Floriano e até o gramado de um campo de futebol.
Os problemas são causados pelas fortes chuvas que caem incessantemente há pelo menos 72 horas em Marechal Floriano, e começaram a surgir com mais rigor na manhã deste sábado (18) e também a BR-262 em Viana e Cariacica. Nas montanhas algumas as estradas vicinais se transformaram em verdadeiros atoleiros impedindo a passagem de veículos de portes diversos.
Alguns proprietários de granjas estão sem transportar a ração para os frangos de corte devido os lamaçais e muitas barreiras entopem as estradas de lama. E o mesmo ocorre com a saída das aves comestíveis destinadas exclusivamente à comercialização interna no Estado e fora do Espírito Santo.
Os produtos das hortas no interior do município também não podem ser transportados para as Centrais de Abastecimento – Ceasa – e mercados da Grande Vitória, em virtude dos lamaçais. Os jogos no gramado do Estádio José Henrique Pereira que são disputados amistosamente aos sábados também foram suspensos.
O técnico em agricultura Ubaldino Saraiva comentou que a chuva insistente pode provocar prejuízos aos proprietários de lavouras cafeeiras e também no setor verdureiro. “Marechal Floriano é um dos mais importantes produtores de hortaliças do Estado e as chuvas excessivas poderão se transformar em um transtorno para os proprietários rurais e comerciantes que não terão os produtos fresquinhos como sempre”.