Obras da rodovia entre a sede de Domingos Martins e Melgaço não têm data para iniciarem
Publicado em 17/01/2025 às 17:14

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
A recuperação do trecho de 32,2 quilômetros das rodovias ES-465/368, entre a sede de Domingos Martins e o distrito de Melgaço – que é diferente de operação tapa-buracos, ganhou mais um capítulo. Já são quase quatro anos que a população aguarda a recuperação funcional do trecho. Em janeiro deste ano, o processo licitatório foi finalmente concluído, e o consórcio de empresas responsável pela execução das obras foi definido. Contudo, apesar desse avanço, o início das obras ainda segue incerto.
De acordo com informações do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a licitação foi realizada por meio do Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI). “Haverá uma fase de projetos antecessora às obras propriamente ditas. No entanto, equipes e equipamentos já estão mobilizados no intuito de tentar controlar e minimizar os danos causados pelas fortes chuvas sobre o Espírito Santo”, informou o departamento em nota.
Esse processo preliminar é visto como uma fase essencial para garantir a adequação e a qualidade dos trabalhos que serão realizados, mas também contribuirá para o adiamento da execução. Para a obra de reformulação completa da rodovia, o governo do Estado já reservou mais de R$ 40 milhões, conforme foi anunciado em maio do último ano pelo governador Renato Casagrande.
Histórico de negligência
A falta de uma data específica para o início dos serviços gera frustração entre os moradores e motoristas que diariamente enfrentam as más condições da rodovia. O portal Montanhas Capixabas registra a situação da estrada – que é motivo de reclamações – desde 2021. Buracos, desmoronamentos e outros problemas estruturais comprometem a segurança do tráfego e causam prejuízos aos usuários da via.
O portal Montanhas Capixabas destacou várias vezes o descaso, registrando queixas da população e cobrando ações efetivas. Mesmo após anos de promessas, a situação se agravou. Em uma ocasião inusitada, as faixas da rodovia foram pintadas sobre buracos e irregularidades, evidenciando a superficialidade das medidas adotadas.
A indignação cresceu ao longo dos anos, culminando em protestos que ecoaram as demandas da população local. A Prefeitura de Domingos Martins chegou a realizar operações de tapa-buracos no último ano, apesar de a responsabilidade pela manutenção não ser municipal, em um esforço paliativo para reduzir os riscos imediatos.



Para quem depende da rodovia, os prejuízos financeiros e riscos à segurança são uma realidade cotidiana. Bertoldo Kalke, taxista e morador da região, relatou o alto custo de manutenção de seu veículo devido às condições da estrada. “Já gastei R$ 2.500 em suspensão, amortecedores e pneus. Além disso, o perigo é constante: motoristas são obrigados a invadir a contramão para desviar dos buracos, aumentando o risco de acidentes”, disse.
O agricultor José Neto, que trabalha com frete e compra de gengibre nas roças da região, expressou sua insatisfação com a situação. “A condição do asfalto é péssima, cheio de buracos, parecendo mais um quebra-molas gigantes para caminhões. O trajeto fica difícil de percorrer, e você tem que ficar o tempo todo atento, senão acaba estourando o pneu. Já as estradas de terra estão ainda piores, cada chuva destrói os barrancos e forma buracos profundos, tornando a viagem quase insustentável”, ressalta.
José Neto gravou um vídeo, no início desta semana, mostrando como é difícil trafegar na rodovia. Assista abaixo.
veja o vídeo abaixo da rodovia estadual que liga Domingos Martins a Melgaço
O agricultor também fala sobre as promessas de melhorias que nunca se concretizaram. “A gente já escutou de muitos governantes a promessa de melhora, mas, no papel, é fácil. Na prática, nada mudou. Tem um trecho de Rio Claro que falaram que iriam asfaltar, mas até hoje não fizeram nada”, conclui.
O empresário Marcus Chequer, que utiliza a estrada diariamente para ir até a sua empresa de fabricação de cachaças, disse que os moradores estão cansados de promessas. “A primeira promessa do diretor do DER foi que as obras iriam iniciar em julho do ano passado, depois passou para janeiro e agora estão falando em abril”, lamentou ele.
Chequer também destacou os prejuízos que a precária situação da estrada causa aos agricultores. “Isso é uma falta de respeito. Com essa estrada esburacada, os agricultores têm o custo mais alto para levar as mercadorias para a Grande Vitória e isso torna os produtos mais caros ao consumidor. São muitos casos de pneus cortados, suspenção danificada e tem gente perdendo pedaços dos carros na estrada. E para completar, nas laterais da rodovia tem muita árvore e mato e é difícil de ver os buracos”, reclamou o empresário.
Obra de mais de R$ 40 milhões para reformular asfalto
Em maio de 2024, um passo crucial foi dado para a recuperação das rodovias ES-465/368, que conecta Campinho (Domingos Martins) ao distrito de Melgaço. O governador Renato Casagrande anunciou a publicação do edital de licitação no Diário Oficial do Estado, destinando R$ 44 milhões para a execução da obra pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). O evento, realizado no Palácio Anchieta, simbolizou a esperança de mudança para uma região marcada por anos de abandono.
Apesar do cenário crítico, nessa semana, o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, teve uma reunião com o prefeito de Domingos Martins, Edu Ramos, e o presidente da Câmara Municipal, Diogo Endlich para informar sobre a autorização da execução das obras de reabilitação e melhorias operacionais da rodovia.
“As obras serão executadas pelo DER-ES e incluirão serviços essenciais como drenagem, terraplanagem e sinalização horizontal e vertical. Nos trechos urbanos, haverá pavimentação com blocos de concreto, visando à redução de acidentes ao controlar a velocidade do tráfego”, afirmou o órgão em nota.
Leia abaixo a nota – resposta oficial – enviada pela assessoria de Imprensa do DER-ES ao portal Montanhas Capixabas, na íntegra:
“O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que a recuperação funcional do trecho citado foi licitada e já possui consórcio de empresas vencedor. O órgão informa ainda que não há previsão de início de obras. O DER-ES diz que, como foi licitado em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI), haverá uma fase de projetos antecessora às obras propriamente ditas. No entanto, equipes e equipamentos já estão mobilizados no intuito de tentar controlar e minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que caem sobre o Espírito Santo.
Nessa semana, o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, teve uma reunião com o prefeito de Domingos Martins, Edu Ramos, e o presidente da Câmara Municipal, Diogo Endlich, quando informou sobre a autorização da execução das obras de reabilitação e melhorias operacionais da Rodovia ES-465/368, que liga Domingos Martins a Melgaço, em um trecho de 32 quilômetros.
As obras serão executadas pelo DER-ES e incluirão serviços essenciais como drenagem, terraplanagem e sinalização horizontal e vertical. Nos trechos urbanos, haverá pavimentação com blocos de concreto, visando à redução de acidentes ao controlar a velocidade do tráfego”.