O que fazer em cada década para cuidar da saúde do coração

Publicado em 01/11/2017 às 12:07

Compartilhe

As doenças no coração são a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, somente no ano passado 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas como ataques cardíacos e derrames. Ainda assim, o cardiologista e cirurgião cardiovascular Schariff Moysés explica que 80% das ocorrências poderiam ser evitadas com medidas simples e hábitos saudáveis.

“É importante evitar o consumo de bebidas alcóolicas, o uso do cigarro e o sedentarismo. A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada ajudam a prevenir doenças”, ressalta o cardiologista. Além disso, Schariff Moysés lembra que os cuidados com o órgão devem começar desde cedo.

Confira o que fazer em cada década para cuidar do seu coração:

Entre 20 e 30 anos – É importante começar a ter consciência de que os seus atos irão pesar no futuro. Por isso, é a fase ideal para adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, evitando alimentos e hábitos que não beneficiam o coração.

Entre 30 e 40 anos – É ideal começar a controlar o estresse, principalmente aquele que está ligado diretamente ao trabalho. Além disso, é importante manter os hábitos saudáveis já adotados nos anos anteriores e começar a procurar saber seu histórico familiar para doenças cardíacas.

Entre os 40 e 50 anos – É hora de começar a vigiar o peso com mais cautela e controlar os níveis de açúcar no sangue. Também é necessário dar mais atenção aos exercícios físicos e ficar atento aos sinais do corpo como a apneia do sono.

Depois dos 50 anos – Além de aproveitar a vida com tranquilidade, é necessário controlar os níveis de colesterol e pressão. Nesta fase a alimentação saudável deve ser prioridade e os hábitos ruins, como o cigarro, precisam ser abandonados de vez.

Veja também

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas