O que é BOV11? Conheça o investimento de renda variável mais popular do Brasil

Publicado em 18/11/2021 às 15:20

Compartilhe

105747


source

O BOVA11 representa o maior fundo de índice (ETF) presente na Bolsa de Valores brasileira. Nos últimos tempos, ele se transformou em um dos investimentos mais populares entre os novos investidores.

Logo, essa popularidade pode estar fundamentada nas vantagens que o BOVA11 disponibiliza aos investidores. Contudo, é fundamental ter conhecimento sobre suas características, riscos, liquidez, entre outros pontos importantes.

Portanto, veja a seguir como esse investimento funciona e quais as suas vantagens:

O que é o BOVA11?

Em resumo, o BOVA11 corresponde a um ETF (Exchange Traded Funds). Ou seja, é uma carteira de ações que visa buscar rentabilidade igual ou superior a determinado índice, que no caso seria o Bovespa (IBOV).

Leia Também

Portanto, este fundo apresenta uma performance ligada de forma indireta ao Ibovespa . Desse modo, o capital utilizado para este fundo, via de regra, é distribuído para a compra das ações mais sólidas da Bolsa brasileira.

Por sua maioria, o fundo de índice segue com aplicações em mais de 60 ativos negociados na Bolsa de Valores. Isso porque, na composição do Ibovespa, estão grandes companhias como Petrobras, Itaú Unibanco, Vale, Ambev, Banco Bradesco, Banco do Brasil, entre outras.

Desse modo, embora a aplicação de capital no BOVA11 seja na mesma proporção que o Ibovespa, os gestores podem realizar demais operações com a intenção de ampliar o lucro do fundo, incluindo aluguel de ações.

Como atua um ETF?

A propósito, os ETFs se resumem a fundos de ações com base de referência em algum índice. Sendo que, para o BOVA11, a referência é o Índice Bovespa. Por conseguinte, a formação de cada fundo determina-se com a intenção de dar continuidade à performance do benchmark (valor de referência).

Leia Também

Nesse sentido, a administração dos ETFs ocorre por meio de um profissional da área que conduz diariamente o mercado de capitais. Logo, com as análises, o gestor pode realizar as negociações de compra e venda de ações de maneira mais adequada.

Em suma, o patrimônio de cada ETF é fragmentado em cotas, em seguida, é possível realizar as negociações no mercado financeiro. No entanto, no Brasil, os ETFs chegaram apenas em 2004. Já nos demais países, esses fundos já detém participação a tempos.

Veja se vale a pena investir e saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.

Veja também

© Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

Seleção feminina encerra temporada com título do Torneio de Manaus

© Samara Miranda/Remo/Direitos Reservados

Copa Verde: Paysandu e Remo empatam em clássico de tempos distintos

© Reuters/Carlos Osorio/Direitos Reservados

Pfizer: 1 milhão de doses chegam ao Brasil hoje

107575

Mega-Sena sorteia R$ 11 milhões nesta quarta; confira as dezenas

107573

EUA têm 10 milhões de vagas, mas não despertam interesse; entenda o porquê

© Edilson Rodrigues/Agência Senado

Plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

© ONU/Unaids/Divulgação

Atos no Rio marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa defende transparência e cooperação entre agências reguladoras