O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais

Publicado em 17/07/2025 às 09:43

Compartilhe

_mg_5213

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O governo brasileiro reagiu com bom humor à mais recente ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Após a divulgação de que o Escritório do Representante de Comércio dos EUA, em Washington, abriu uma investigação comercial contra o Brasil — entre os motivos, o incentivo ao uso do Pix —, o Palácio do Planalto publicou uma mensagem irônica nas redes sociais em defesa do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.

A publicação foi acompanhada de uma arte com os dizeres: “O Pix é nosso, my friend”, e veio embalada por um eletroforró identificado como Bom Dia Brasil, cuja autoria não foi confirmada pela reportagem. A imagem e o texto, compartilhados nos perfis oficiais do governo, rapidamente viralizaram.

“Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema seguro, sigiloso e sem taxas”, diz a postagem, em tom descontraído. A crítica faz referência à alegação de autoridades americanas de que o Pix prejudica a competitividade de empresas estrangeiras de comércio digital e serviços de pagamento eletrônico.

A publicação segue com uma afirmação enfática: “O Brasil é o quê? Soberano. E tem muito orgulho dos mais de 175 milhões de usuários do Pix, que já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.” O texto termina com uma provocação direta: “Nada de mexer com o que tá funcionando, ok?”

A reação do público foi imediata. Em pouco mais de três horas, a postagem no Instagram ultrapassou 100 mil curtidas. Entre os comentários, internautas ironizaram a situação:
– “Trump conseguiu finalmente unir o Brasil inteiro (contra ele).”
– “Mexeu com o Pix, mexeu com o povo.”
– “Já, já, Trump vai querer tirar as festas juninas, o desfile de escolas de samba, o carnaval e o Réveillon do Brasil.”

A repercussão não se limitou às redes sociais. No Congresso Nacional, a resposta também foi firme. Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos–PB), classificaram a iniciativa norte-americana como uma “agressão”.

“Neste momento, em que o Brasil e os brasileiros são alvo de um ataque injustificado, precisamos de firmeza e serenidade. Vamos defender nossa soberania e buscar o diálogo institucional com responsabilidade”, afirmou Alcolumbre.

Motta complementou: “O Parlamento está pronto para apoiar o Executivo. Atuaremos com rapidez em todas as frentes necessárias para proteger os interesses nacionais.”

Fonte: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Veja também

WhatsApp Image 2025-08-11 at 18.02.52

Operação policial prende três pessoas e apreende arma e drogas em Domingos Martins

redes sociais-freepik

Brasil intensifica combate à violência sexual infantil no ambiente digital

100370

Tarifas de Trump elevam preços, pressionam empregos e desaceleram economia dos EUA

{BEE2BB5B-B731-3EA8-1DDA-B5CAD8BD2CE8}

Alunos de Urânia conquistam 5º lugar na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

WhatsApp Image 2025-08-11 at 12.42.23

Escola Presidente Lüebke promove visita técnica a empresas e espaços culturais da Serra Capixaba

agronegócio-freepik

Agronegócio brasileiro bate recorde e atinge US$ 15,6 bi em exportações em julho

corpo_49191_Visita-Institucional-do-Governador-a-Ales--11082025PaulaFerreira

Ales recebe governador e vice em visita institucional

11-11-2020_sede_anvisa-4_0

Anvisa aprova medicamento inédito para tratamento de câncer cerebral