O futuro é agora: inteligência artificial na implementação de cidades inteligentes

Publicado em 17/01/2024 às 10:43

Compartilhe

17-01-bruno-caetano

Com o rápido crescimento das áreas urbanas, em um cenário global cada vez mais desafiador, surgem necessidades de lidar com os impactos ambientais e sociais nos planejamentos urbanos. Assim, nasce o conceito de “SmartCities” ou “Cidades inteligentes” que utilizam a tecnologia e a inovação para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de forma inteligente, eficiente e sustentável.

Pode-se imaginar que o conceito de cidades inteligentes é muito distante, mas a tecnologia já está presente na rotina dos cidadãos e tem contribuído para a urbanização das cidades, especialmente com a ascensão da inteligência artificial (IA) nos últimos anos. A implementação do 5G e da Internet das Coisas (IoT) são exemplos que estão transformando as áreas de saúde, segurança, mobilidade, serviços e governança. No Brasil, a tendência de SmartCities nas governanças já está se consolidando e obtendo êxito em iniciativas públicas.

Projetos que estão sendo estruturados por meio de programas Inteligentes (Imagem: Bandes)

O relatório publicado pela ONU-Habitat em 2022 apontou que 68% da população mundial será urbana até 2050. Para entender o crescimento, as SmartCities se baseiam em estruturas de big data e data warehouse para que todas as informações produzidas na cidade sejam armazenadas. Isso inclui a implementação de tecnologias de IA que, além da aceleração do planejamento urbano, monitoram dados para prevenir, otimizar, melhorar e se adaptar a fluxos urbanos de mobilidade, clima e gestão de risco de desastres naturais.

O especialista em planejamento urbano e presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, explica que a IA na arquitetura desempenha um papel importante na promoção da sustentabilidade em cidades inteligentes, incorporando soluções em energias renováveis, áreas verdes e reduzindo a impermeabilização do solo urbano. Pablo Lira destaca que para um desenvolvimento arquitetônico inteligente se faz necessário respeitar a sustentabilidade, inclusão e protagonismo comunitário em uma gestão inovadora.

“Os dados que a inteligência artificial contribuem no pensar de políticas públicas e da gestão das cidades do futuro. Pensar nisso, é pensar em planejamento urbano inteligente” – Pablo Lira

ES Inteligente

O Espírito Santo é um dos estados que se destaca no cenário de SmartCities. O Ranking ConnectedSmartCities (CSC) de 2023, que analisa diversos municípios brasileiros em desenvolvimento, apontou Vitória como a sétima cidade mais inteligente. Outras três cidades, Vila Velha (29°), Linhares (65°) e Serra (66°), figuram entre as 100 mais bem posicionadas do Brasil. Esse destaque se dá pelo Governo do Estado que tem investido nas demandas por desenvolvimento tecnológico e sustentável dos municípios capixabas.

ES inteligente é o maior programa de parcerias público-privadas do brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2021, foi lançado o programa ES Inteligente, uma parceria do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Governo do Estado, para incentivo a projetos municipais de infraestrutura público-privada. O programa se baseia em cidades inteligentes para trazer investimentos iniciais em iluminação pública, Usina Solar Fotovoltaica (USF), infraestrutura de Telecomunicações e tecnologia. Ao todo, 23 municípios já aderiram ao programa e há resultados significativos a um custo zero para os municípios.

O especialista em tecnologia e gerente de Negócios do Bandes, Vilker Zucolotto, explica que a ideia do programa é trazer soluções tecnológicas e digitais para a infraestrutura dos serviços urbanos. Vilker Zucolotto afirma que os municípios se tornam cada vez mais conscientes de que é importante ter uma cidade inteligente. Ele finaliza dizendo que, com o uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, há uma tendência à incorporação do conceito em todos os setores, tornando as cidades mais acessíveis, evoluídas e seguras.

“As cidades inteligentes somente fazem sentido quando elas revertem benefícios amplos para a população e para a sociedade” -Vilker Zucolotto.

Mercado Inteligente

Projeto de jardim vertical exposto pela Endelevoda “passo inicial” no mercado inteligente no ES (Foto: Bruno Caetano)

O mercado atual compreende o modelo de SmartCities cada vez mais como um negócio rentável e com potencial nos planejamentos urbanos das cidades. Dessa forma, surgem ideias inovadoras. É o caso da empresa Endelevo, cujo objetivo é apresentar soluções em construções sustentáveis para edificações energeticamente eficientes por meio de projetos de jardins verticais, reforma de fachadas e energia solar.

O engenheiro civil e fundador da Endelevo, João Vitor Freire, afirma que o mercado de SmartCities apresenta uma alta perspectiva de crescimento. No entanto, dependem de políticas públicas para a fomentação e a aceleração dessas ideias. Ele ainda relata que novas tecnologias podem ser implementadas com a inteligência artificial, mas o processo requer que os setores compreendam as cidades inteligentes como necessária e criem oportunidades para estabilizar o modelo para, assim, buscar novas oportunidades.

João Vitor Freire e Gustavo Corti (Foto: Bruno Caetano)

João Vitor Freire destaca que a ideia de regeneração do planeta por meio desses modelos inteligentes pode ser uma maneira de modificar a forma que se enxerga o ambiente das cidades, tornando-as uma extensão da própria casa. O fundador da Endelevo concluiu que isso requer uma mudança tanto na cultura de pensamento e de entendimento sobre o tema quanto de tecnologia para atender os desafios propostos pela mudança.

Texto: Ana Clara Bolzan e Bruno Caetano/ Edição: Bruno Caetano

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial