O Colóquio em Vitória (ES) aborda estratégias para vigilância e controle do oropouche no Brasil

Publicado em 18/12/2024 às 10:23

Compartilhe

78f07289-7814-4d8d-af51-0260856200df

Foto: divulgação/MS

Nesta segunda (16) e terça-feira (17), a cidade de Vitória, no Espírito Santo, sedia o “Colóquio sobre a Emergência de Oropouche na região Extra-Amazônica: Ações de Vigilância, Assistência e Pesquisa”. Organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em parceria com a secretaria de Saúde do estado, o evento reúne especialistas, gestores estaduais e municipais e representantes de diversas instituições para debater estratégias de enfrentamento do oropouche, doença transmitida pelo mosquito Culex.

Durante o evento, estão sendo discutidas as ações de vigilância clínico-laboratorial, virológica e entomológica, além da revisão de dados clínicos e laboratoriais de óbitos relacionados à doença. Além da importância de estratégias integradas de manejo clínico, controle de vetores e orientação à população, com base nas experiências de estados que enfrentaram surtos em 2023 e 2024. A secretária da SVSA, Ethel Maciel, ressaltou a importância da integração entre pesquisa, vigilância e assistência. “Este encontro é uma oportunidade de aprimorar protocolos e avançar em linhas de pesquisa prioritárias. Investigar é fundamental, pois só assim identificamos e enfrentamos novos desafios em saúde pública,” afirmou.

A programação conta com palestras, painéis e debates sobre temas como a biologia dos vetores, as ações de vigilância e a evolução da situação epidemiológica do oropouche no Brasil. Experiências de estados como Amazonas, Rondônia, Bahia e Rio de Janeiro foram compartilhadas, com foco no enfrentamento de surtos recentes. Especialistas também discutem os avanços nas pesquisas genômicas sobre o vírus e os avanços em métodos de controle, além da padronização de critérios para a investigação de óbitos relacionados à infecção.

O encontro também apresentou estudos de casos sobre óbitos possivelmente relacionados à doença, realizados em estados como Espírito Santo, Mato Grosso, Alagoas e Maranhão, com foco na discussão da investigação e na classificação desses casos. A troca de experiências entre os estados busca aprimorar as práticas de vigilância e assistência, com a expectativa de consolidar diretrizes nacionais mais eficazes.

Sobre a Febre do Oropouche

A doença tem se espalhado em várias regiões do Brasil, incluindo a região Extra-Amazônica, e a principal proposta do colóquio foi avaliar as ações de vigilância e controle em andamento, além de promover um intercâmbio de experiências. A secretária destacou a relevância do evento, afirmando que ele representa um passo importante na organização das respostas nacionais à doença.

O colóquio é um passo importante na organização das ações de saúde pública no país, em relação à febre do Oropouche. A troca de experiências e a revisão das estratégias são essenciais para aprimorar a resposta à emergência que enfrentamos, e para isso, o diálogo entre os estados e as instituições de pesquisa foi fundamental”, concluiu Ethel Maciel.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral