O chato da vez

Publicado em 10/01/2017 às 15:08

Compartilhe

Ai, meu Deus, eu sou muito chato!, afirmou um amigo, em uma conversa informal. Engraçado. Eu não o acho chato, muito pelo contrário. Gosto da companhia dele. Será que ele não estaria sendo muito duro consigo mesmo? Ou será que eu sou tão chato quanto ele?

E você, leitor? Você é chato? Todo mundo é chato, ninguém é chato. Do alto desses meus quase quarenta anos de vida, percebi que chatice não é qualidade, é estado de espírito. Dependo de quem, quando e onde. E, sem menos perceber, você, leitor, pode ser o chato da vez. Cuidado!

Foi o que me aconteceu esses dias. Um colega insinuou que eu estava sendo chato. Foi num arroubo de fúria, o cidadão estava tendo um ataque de nervos. Dizem que é assim que as verdades vêm à tona. Engraçado, sempre achei que o havia tratado com distinção. Talvez essa fosse tal “chatice”, ser educado com as pessoas, num mundo cada vez mais carente disso. Bom, melhor ser chato do que grosso, né?

Particularmente, faço tudo para não ser chato. Tento ser discreto, falar o menos possível, ouço mais, pergunto quase nada sobre a vida particular das pessoas. Acho chato quando fazem isso comigo. Não gosto de pegar no pé. A recíproca é verdadeira. Mas acho que, às vezes, por medo da chatice, acabo chateando algumas pessoas. Há uma linha muito tênue nesse negócio todo. Chato é não saber a hora de ultrapassá-la. E, no fundo, todo mundo a ultrapassa.

Esses dias, aliás, fui à forra. Havia um chato que me chateava há uns dois anos. Chato de rede social. Daqueles que veem a gente uma, duas vezes no máximo e já acham que podem tomar certas liberdades. Meu pavio é até meio longo, mas, chegou uma hora que não deu. Bloqueei o sujeito. Estava chato demais. É uma pena que, na vida real, a gente não tenha esse botão. Ia ter tanta gente para bloquear…

Em todo caso, discordo desse meu amigo. Acho que dois chatos não se dão. Ou ele estava chato ou era eu. Ou, na posição em que estávamos, não dava para saber. Se bem que chato que é chato não se acha chato. Os outros é que acham. Assim, melhor terminar esta crônica, que está uma grande chatice, por aqui. Antes que alguém ache, definitivamente, que o chato da vez sou eu.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro