O Brasil obtém a recertificação como país livre do sarampo

Publicado em 13/11/2024 às 11:01

Compartilhe

Foto Ricardo StuckertPR

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Brasil recebeu nesta terça-feira (12) a recertificação como país livre de sarampo. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) entregou o certificado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra Nísia Trindade. O Brasil havia alcançado esse status em 2016, mas em 2018, a baixa cobertura vacinal levou à reintrodução do vírus no país. Agora, a recertificação marca a recuperação do status das Américas como uma região livre de sarampo endêmico. “Este diploma é resultado da força da retomada e da competência do sistema de vacinação brasileiro”, afirmou o presidente Lula.

Para reverter esse quadro, o Governo Federal investiu em ações de vacinação nas fronteiras e em áreas de difícil acesso, além de buscar ativamente casos suspeitos, realizar o Dia S de combate ao sarampo, realizar oficinas de resposta rápida a surtos e oferecer cursos online sobre o manejo clínico da doença, por meio da UNASUS. Essas ações foram coordenadas pelo Plano de Ação para Reverificação do Sarampo e Sustentabilidade da Eliminação da Rubéola, publicado pelo Ministério da Saúde em 2024.

A ministra Nísia Trindade destacou que o dia é especial, refletindo o esforço conjunto de gestores, cientistas, profissionais de saúde e do parlamento. “Esse reconhecimento é uma conquista coordenada pelo governo federal, mas resultado do esforço conjunto de muitas frentes e do nosso SUS”, declarou. Em 2023, o Governo Federal investiu mais de R$724 milhões para manter a eliminação do sarampo e outras doenças, com ações de vigilância, apoio a laboratórios e treinamento sobre microplanejamento e multivacinação em todos os municípios brasileiros.

A ministra também ressaltou o papel fundamental do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da dedicação dos profissionais envolvidos. “É uma vitória do Brasil, do povo brasileiro e de cada vacinador e pessoa vacinada. Este dia representa uma conquista, mas também um desafio permanente”, afirmou.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, especialmente perigosa para crianças, podendo causar complicações graves, como pneumonia, cegueira e encefalite, que podem ser fatais. Embora o sarampo ainda circule em outras regiões, o risco de reintrodução nas Américas persiste, principalmente para crianças não totalmente vacinadas.

Para Jarbas Barbosa, diretor da Opas/OMS, a atuação da ministra Nísia Trindade e do presidente Lula foi essencial para essa conquista. “A combinação de capacidade técnica e liderança mostra como as coisas acontecem”, comentou. O Brasil é agora um exemplo para outros países da região.

Foto: Matheus Damascena/MS

A última certificação do Brasil como país livre de sarampo foi em 2016, mas o país passou a ser endêmico novamente após a reintrodução do vírus em 2018, com 39.779 casos confirmados entre 2018 e 2022. No entanto, com a intensificação das ações de vacinação e o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, o Brasil foi classificado como “país pendente de reverificação” pela Opas/OMS em 2023. Com a conquista da recertificação, as Américas recuperam o status de região livre de sarampo endêmico.

O Ministério da Saúde e a Opas/OMS destacam a importância de continuar o fortalecimento dos programas de vacinação, ampliando a cobertura vacinal e fortalecendo os sistemas de vigilância e resposta a casos importados.

Em 2023, a cobertura vacinal da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, aumentou significativamente, passando de 80,7% em 2022 para 88,4%. Em 2024, a cobertura já alcançou 92,3%. A vacina é recomendada em duas doses para crianças de 12 meses a 29 anos e em dose única para adultos de 30 a 59 anos. A imunização é essencial para prevenir doenças altamente contagiosas que, no passado, causaram graves surtos e impactaram a saúde pública.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral