Novo serviço de regularização fundiária é implantado em Domingos Martins

Publicado em 22/01/2017 às 09:18

Compartilhe

O município de Domingos Martins conta com um novo serviço de regularização fundiária. As famílias que vivem em áreas irregulares, que não possuem a posse sobre o terreno onde moram ou que não conseguem financiamentos para construir, reformar e ampliar a casa, agora contam com um programa voltado para as ações fundiárias.

servico de regularizacao fundiaria em domingos martinsA iniciativa é resultado do Programa Estadual de Regularização Fundiária Morar Legal, do Governo do Estado, ao qual o município aderiu no último mês de dezembro.

Para o desenvolvimento do programa, técnicos municipais participaram de uma capacitação organizada pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na qual receberam dicas e orientações sobre a metodologia de trabalho.

Inicialmente, os técnicos prestaram o serviço a 130 famílias do bairro Ponto Alto II, na localidade de Ponto Alto, que vivem em situação de vulnerabilidade social com uma renda baixa.

Segundo a subsecretária de Estado de Habitação e Regularização Fundiária, Caroline Jabour, a capacitação foi o primeiro passo de todo o serviço. “Agora os técnicos dos municípios irão colocar em prática aquilo que aprenderam no curso”, informou.

Representante do município durante a fase de treinamento, Raoni Velten Celestino, considera que o programa Morar Legal vai levar mais dignidade aos moradores dessas áreas expostas. “Essas famílias terão mais qualidade de vida, além de viver de uma forma mais segura”, afirmou.

PROGRAMA – O Morar Legal é o primeiro programa voltado para a regularização fundiária no Estado. A iniciativa foi lançada em junho de 2016, tendo como ideia central auxiliar ou atuar diretamente nas ações de regularização fundiária.

O método de trabalho é dividido em duas etapas. Na primeira, o Governo do Estado capacita e presta uma assessoria técnica continuada aos municípios participantes do programa. Já a segunda etapa, é voltada para o desenvolvimento da regularização fundiária nestas cidades.

Além de Domingos Martins, a capacitação dos técnicos já ocorreu nos municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Guarapari, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marechal Floriano, Marataízes, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Serra.

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo