Novo serviço de regularização fundiária é implantado em Domingos Martins

Publicado em 22/01/2017 às 09:18

Compartilhe

O município de Domingos Martins conta com um novo serviço de regularização fundiária. As famílias que vivem em áreas irregulares, que não possuem a posse sobre o terreno onde moram ou que não conseguem financiamentos para construir, reformar e ampliar a casa, agora contam com um programa voltado para as ações fundiárias.

servico de regularizacao fundiaria em domingos martinsA iniciativa é resultado do Programa Estadual de Regularização Fundiária Morar Legal, do Governo do Estado, ao qual o município aderiu no último mês de dezembro.

Para o desenvolvimento do programa, técnicos municipais participaram de uma capacitação organizada pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na qual receberam dicas e orientações sobre a metodologia de trabalho.

Inicialmente, os técnicos prestaram o serviço a 130 famílias do bairro Ponto Alto II, na localidade de Ponto Alto, que vivem em situação de vulnerabilidade social com uma renda baixa.

Segundo a subsecretária de Estado de Habitação e Regularização Fundiária, Caroline Jabour, a capacitação foi o primeiro passo de todo o serviço. “Agora os técnicos dos municípios irão colocar em prática aquilo que aprenderam no curso”, informou.

Representante do município durante a fase de treinamento, Raoni Velten Celestino, considera que o programa Morar Legal vai levar mais dignidade aos moradores dessas áreas expostas. “Essas famílias terão mais qualidade de vida, além de viver de uma forma mais segura”, afirmou.

PROGRAMA – O Morar Legal é o primeiro programa voltado para a regularização fundiária no Estado. A iniciativa foi lançada em junho de 2016, tendo como ideia central auxiliar ou atuar diretamente nas ações de regularização fundiária.

O método de trabalho é dividido em duas etapas. Na primeira, o Governo do Estado capacita e presta uma assessoria técnica continuada aos municípios participantes do programa. Já a segunda etapa, é voltada para o desenvolvimento da regularização fundiária nestas cidades.

Além de Domingos Martins, a capacitação dos técnicos já ocorreu nos municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Guarapari, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marechal Floriano, Marataízes, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Serra.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo