Novo edital prevê expansão do sistema Aquaviário na Grande Vitória

Publicado em 06/05/2025 às 14:04

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-05-06 at 12.12.15 (2)

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta terça-feira (06), a publicação de um novo edital para a expansão do sistema Aquaviário da Grande Vitória. O contrato prevê a operação de oito embarcações — seis em atividade e duas reservas — todas equipadas com ar-condicionado, bicicletário, Wi-Fi, banheiro e acessibilidade. Com isso, além da criação de uma nova linha, será implantada uma estação na região de São Pedro, em Vitória, com conexão direta à Rodoviária da Capital.

A medida representa mais um avanço na integração dos modais de transporte e no fortalecimento da mobilidade urbana na Região Metropolitana. O novo edital também autoriza a ampliação dos horários de funcionamento do sistema, que voltou a operar em 2023 após mais de 20 anos fora de serviço.

“Quando reassumimos o Governo, em 2019, iniciamos o processo de implantação do Aquaviário. Em 2023, reativamos o serviço e agora estamos dando um novo passo. Ele terá papel importante para São Pedro, Ilha das Caieiras, Vila Rubim e o Centro de Vitória. Não atende a todos, mas já alcança uma parcela significativa da população. Hoje transportamos cerca de duas mil pessoas por dia e esse número vai praticamente dobrar. O sistema também tem valor turístico, oferecendo uma nova visão das cidades, a partir do mar”, destacou Casagrande.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) também vai abrir, até julho, licitação para a construção de duas novas estações: uma na Praça Pio XII, no Centro de Vitória, e outra no antigo Terminal Dom Bosco, também na Capital. As estruturas terão área de espera, plataforma flutuante, passarela e acessibilidade completa.

Segundo o secretário Fábio Damasceno, a expansão do Aquaviário reforça seu sucesso desde a reativação. “A experiência tem sido muito positiva. Com o crescimento da demanda e o grande potencial do sistema, vamos avançar com mais estações e novas conexões, garantindo conforto, segurança e integração entre regiões”, afirmou.

Atualmente, o Aquaviário opera com três estações ativas e uma quarta em construção nas proximidades da Rodoviária de Vitória. O serviço é integrado ao sistema Transcol por meio do Cartão GV e tem sido bem avaliado pelos usuários, consolidando-se como uma alternativa eficiente e inovadora de transporte na Baía de Vitória.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas