Novidades na vistoria de veículos de transportes escolar e intermunicipal
Publicado em 23/03/2017 às 11:29
Uma nova medida vai possibilitar ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) considerar as vistorias mecânicas regulares do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-ES) em veículos escolares de cooperativas de transporte. As regras foram publicadas em um documento no Diário Oficial do Estado, no último dia 14 de março. A medida vale também para cooperados que também realizam o transporte intermunicipal.
A Instrução de Serviço Nº 002-N funciona como uma medida que elimina a duplicidade do pagamento dessas vistorias por parte dos cooperados, considerando que era preciso fazer uma em cada órgão para utilizar o veículo cadastrado como escolar no Transporte Intermunicipal. Hoje, o custo destas vistorias varia de R$ 450,00 a R$ 600,00 por veículo.
Estão cadastradas no DER-ES 13 cooperativas e 247 veículos. Segundo o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, a Instrução tem um papel importante no incentivo da atividade. “No momento de dificuldades econômicas pelo qual o país atravessa, essa ação é muito importante, na medida em que elimina um pagamento por parte do proprietário do veículo, que pode usar esse dinheiro até para melhorar seu negócio”, afirma.
Para representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES), a eliminação da duplicidade do pagamento das vistorias era uma demanda antiga dos cooperados. Segundo a entidade, os profissionais precisavam desse apoio e incentivo.