Nova irrigação revoluciona a produção de Café Conilon
Publicado em 09/04/2025 às 10:55
Foto: Freepik
Uma nova técnica de irrigação promete transformar o cultivo de café conilon no Brasil: o gotejamento enterrado. Diferente dos métodos tradicionais, essa tecnologia mantém as mangueiras protegidas no solo, o que melhora o uso da água, reduz os custos de manutenção e permite a colheita mecanizada — uma necessidade crescente diante da escassez de mão de obra no campo.
“No sistema de aspersão fixo, os equipamentos ficam na linha do café, dificultando a colheita. Já o gotejamento superficial pode ser danificado pelas máquinas”, explica Elidio Torezani, engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações. Com a nova tecnologia, já testada em lavouras como as de Jaguaré (ES), os produtores relatam melhor irrigação e aumento da produtividade, além de menos intervenções técnicas.
Para Torezani, o sistema se consolida como uma solução estratégica para os cafeicultores. Ele destaca que a redução nos custos de manutenção e o aumento da eficiência hídrica são grandes vantagens, especialmente em um cenário onde a mecanização da colheita se torna indispensável.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Hydra Irrigações