Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Publicado em 16/01/2023 às 16:11

Compartilhe

Nova-especie-de-planta-e-descoberta-no-Espirito-Santo

Uma nova espécie de planta foi descrita na Mata Atlântica capixaba. A Callianthe capixabae, como foi batizada, é uma espécie ornamental de um grupo conhecido como balãozinho japonês ou lanterninha japonesa, e foi descrita somente para duas localidades: Parque Estadual Forno Grande, no município de Castelo, e a Serra do Valentim, entre os municípios de Iúna e Muniz Freire.

A descoberta foi publicada no dia 29 de dezembro de 2022, no periódico Phytotaxa, dedicado à taxonomia botânica. O artigo traz descrição morfológica, comentários taxonômicos, ilustrações, distribuição, habitat e fenologia, além de uma tabela de comparação morfológica entre as novas espécies e as espécies morfologicamente mais próximas.

Callianthe capixabae é bastante semelhante a outras duas espécies, Callianthe glaziovii e Callianthe schenckii, mas os pesquisadores encontraram diferenças no indumento (pelos e escamas que cobrem a planta), tipos de inflorescência, nervuras do cálice, cor das pétalas e comprimento do fruto.

Para a análise, os pesquisadores Maria Tereza R. Costa e Massimo Bovini, ambos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e João Paulo F. Zorzanelli, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), coletaram amostras em campo e realizaram estudos nos herbários CAP e VIES, da Universidade Federal do Espírito Santo, MBML, do INMA, e RB, do JBRJ.

“A nova espécie ocorre em sub-bosques florestais do interior do Espírito Santo, em altitudes de 1.100 a 1.300m. Sua floração foi registrada de abril a agosto e frutos foram registrados em julho. Em relação aos balõezinhos japoneses e lanternas japonesas amplamente cultivadas, Callianthe capixaba possui folhas totalmente distintas, com a parte de baixo, por exemplo, de coloração meio acinzentada, tecnicamente chamamos essa característica de folhas discolores”, explica João Paulo Zorzanelli, pesquisador do INMA.

Por sua característica ornamental, essa planta apresenta grande potencial para inclusão em programas de melhoramento genético e seu emprego em ornamentação, arborização e outros usos. Como é conhecida apenas para duas localidades e duas populações, não há uma avaliação de seu estado de conservação, sendo classificada como Deficiente em Dados, na escala da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês).

“Uma dessas populações está localizada na delimitação do Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), que é protegido como unidade de conservação. No entanto, os espécimes estão localizados nas margens da pista única para ecoturismo, podendo sofrer depredação. A outra população foi identificada em uma mata à beira da estrada que dá acesso a torres de comunicação na Serra do Valentim, local que não faz parte de unidade de conservação, estando já sujeita a ameaças como incêndios florestais e cortes para manutenção periódica das estradas. O entorno das localidades onde encontramos a Callianthe capixabae é composto principalmente por propriedades rurais de cultivo e pecuária de café e eucalipto, além de alguns fragmentos de Mata Atlântica. Esse contexto configura populações da espécie parcialmente isoladas e restritas, dificultando mecanismos essenciais para sua biodiversidade, como dispersão e fluxo gênico”, alerta Maria Tereza Costa, pesquisadora do JBRJ.

Com informações do Instituto Nacional da Mata Atlântica

Fonte: Rádio FMZ

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo