Nova divisão distrital de Santa Teresa será apresentada à população

Publicado em 20/11/2018 às 15:45

Compartilhe

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizará, nesta quarta-feira (21), uma reunião em Santa Teresa para discutir junto à administração local sobre a nova divisão distrital do município.

Na reunião, que acontecerá no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir das 9h30, o Idaf apresentará a proposta, construída pelo Instituto em parceira com a prefeitura local, com o mapa atualizado dos distritos – o documento depois deve ser submetido à analise e aprovação dos vereadores municipais.

A regulamentação distrital interfere diretamente nas demandas administrativas municipais. A alocação de serviços públicos como cartórios, unidades de saúde, educação, bancos e correios são referenciadas à sede do distrito, assim como a setorização do censo populacional executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permite ao distrito obter uma amostragem específica da estatística local, dado importante para o planejamento administrativo.

Pela nova divisão, o município passaria a contar com sete distritos: São João de Petrópolis, Santo Antônio do Canaã, Alto Santa Maria, Vinte e Cinco de Junho, Alto Caldeirão e Sede, que já existiam, e Aparecidinha, uma comunidade recém-integrada a Santa Teresa que será acrescentada na nova divisão.

Entenda

Desde a Constituição de 1988, a criação de distritos, que antes era responsabilidade do Estado, passou para os municípios. No entanto, apenas duas cidades capixabas fizeram leis próprias para demarcar suas áreas, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Com a publicação da nova lei de municípios do Estado, nº 10.600/2016, a antiga lei 1.919/1964, que tratava do tema, foi integralmente revogada, ficando os municípios capixabas desprovidos de referência legal para a questão dos seus distritos.

Diante disso, o Idaf alerta aos demais municípios capixabas que a organização da sua nova divisão distrital deve ser feita o quanto antes. Os municípios podem executar o serviço por contra própria, seguindo as orientações do Instituto, ou contratar o próprio Idaf para fazer a demarcação, como fez Santa Teresa.

“Apesar de complexo, o trabalho é feito em um curto período, pois há no Instituto profissionais experientes no tema, que utilizam geotecnologias atuais para organizar os dados do mapeamento. Entre a vistoria completa e o fechamento da proposta, gastamos cerca de duas semanas para concluir tudo o serviço”, informa o subgerente de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial