Nova diretriz da prática odontológica no SUS prevê mais precisão no diagnóstico do câncer de boca

Publicado em 13/11/2023 às 09:09

Compartilhe

dentista-13-11-freepik

Foto: Freepik

A partir de agora, o diagnóstico do câncer de boca vai ganhar mais celeridade e maior precisão no Sistema Único de Saúde com a Diretriz Clínica para a Prática Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Condutas para Diagnóstico das desordens orais potencialmente malignas e do câncer de boca. A nova sistemática foi divulgada pelo Ministério da Saúde no dia 7 de outubro, marcado pelo Dia D de Prevenção do Câncer de Boca. Já estão disponíveis online as versões estendida e resumida.

A Diretriz Clínica prevê que os profissionais de saúde devem obter, via anamnese (técnica que com a ajuda do profissional de saúde o paciente lembra situações e fatos que podem estar relacionados com a doença), um histórico médico, social e odontológico atualizado. Além disso, o profissional deve realizar exame tátil-visual convencional extra e intra-oral em todos os indivíduos adultos em visitas iniciais de rotina ou de urgência.

As orientações são destinadas aos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde. Contudo, cirurgiões-dentistas de outros pontos da Rede de Atenção à Saúde Bucal, técnicos e auxiliares em saúde bucal, técnicos e auxiliares em prótese dentária, coordenadores de saúde bucal, formuladores e gestores de políticas públicas também podem utilizar a nova conduta em seus diagnósticos.

Se no diagnóstico não for detectada nenhuma lesão ou sintoma clinicamente evidente, não há necessidade de qualquer outra ação adicional. Nesse caso, um período de manutenção deve ser estabelecido com base nos hábitos e fatores de risco do usuário. Se o paciente apresentar uma lesão inócua clinicamente evidente, mesmo sem suspeita de malignidade, deverá ser feito acompanhamento periódico do indivíduo, para determinar a necessidade de avaliação posterior. Se necessário, poderá ser feita uma biopsia ou o encaminhamento para os serviços de referência.

“A diretriz oferece mais uma qualificação, que, junto ao nosso programa de educação permanente, nos permite conseguir um grande avanço com relação ao tratamento oferecido para as pessoas e construir efetivamente a linha de cuidado do câncer de boca. Com essas iniciativas, esperamos sensibilizar gestores e fortalecer coordenadores estaduais de saúde bucal”, esclarece Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.  

Histórico

Em 2020, foram diagnosticados em todo o mundo 377.713 casos de câncer de cabeça e pescoço, com 177.757 mortes, representando o 16º conjunto de neoplasias malignas mais comuns, e a 15ª principal causa de morte em todo o mundo. São fatores de risco do câncer de boca o tabagismo, etilismo, potencial risco ao HPV e exposição solar. Sobre os mecanismos de proteção destacam-se o uso de filtro solar e de chapéu que recubra o rosto dos raios solares e proteção durante ato sexual.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de boca é o quinto mais diagnosticado em homens, embora também ocorra em mulheres. Frequentemente é detectado quando já está muito avançado, o que reduz as chances de cura. Nesse sentido, o evento do “Dia D” ocorreu de forma presencial na sede do ministério e de forma simultânea em diversos estados do país, demonstrando a mobilização em torno do tema, com o intuito de qualificar e ampliar o conhecimento ao maior número possível de profissionais de saúde bucal.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

motos apreendidas

Polícia Militar apreende 36 motos adulteradas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-07-13 à(s) 10.15.53_dc4afd8a

Domingos Martins terá oficina inédita de pintura Bauernmalerei

Convento-Vila-Velha-Yuri-Barichivich

Linha de crédito para turismo no ES oferece até R$ 300 mil com juros baixos

29.05.2024 - Espírito Santo está entre os três estados com maior taxa de alfabetização do país (2)

Espírito Santo mantém desempenho estável na alfabetização e reforça compromisso com a leitura na idade certa

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil