Notícia de que Domingos Martins estaria de quarentena por conta do coronavírus é falsa

Publicado em 07/03/2020 às 19:53

Compartilhe

Circulou, em grupos de WhatsApp, na tarde de hoje (12), uma mensagem falsa de que o município de Domingos Martins estaria de quarentena por conta de três supostos casos confirmados de coronavírus (Covid-19).

A mensagem foi montada com base em uma matéria do portal A Gazeta, mas o link direcionava a outra reportagem do jornal, com o título: “O que as escolas do ES estão fazendo para evitar coronavírus?”.

A mensagem falsa diz: “Governador Renato Casagrande coloca Domingos Martins de quarentena após serem confirmados três casos de Covid-19, ninguém entra, ninguém sai, PRF já realizou o bloqueio da 262 saindo de Viana”.

A Prefeitura de Domingos Martins publicou uma nota sobre o assunto, esclarecendo “que não é verdadeira a publicação no Twitter atribuída à A Gazeta ES, de que o município está em quarentena após serem confirmados três casos de COVID-19 (coronavírus) e de que a BR-262 está bloqueada pela Polícia Rodoviária Federal. É notícia falsa! Domingos Martins não tem caso suspeito ou registrado da doença!”, informou a nota da Prefeitura.

O jornal A Gazeta também publicou uma nota, afirmando que a notícia é falsa. “Circula uma montagem de um tuíte atribuído ao nosso perfil que diz que Domingos Martins está isolado após casos de coronavírus. É falso e A Gazeta nunca publicou isso. Até 16h desta quinta-feira (12), o Espírito Santo tem um caso confirmado de uma moradora de Vila Velha”, informou A Gazeta.

Equipe de saúde de Domingos Martins será preparada sobre o coronavírus

Profissionais de saúde da rede municipal de Domingos Martins e do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG) se reunirão, nesta sexta-feira (13), às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde, para alinhamento e definição de estratégias de enfrentamento do coronavírus. Mesmo não tendo nenhum caso suspeito ou registrado no município, o trabalho terá o foco na prevenção e na preparação da rede para o possível atendimento de casos.

“O município está atento. Sabendo da seriedade do assunto vamos repassar aos munícipes as orientações do Ministério da Saúde quanto aos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus”, detalha o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.

A Prefeitura também vai iniciar nos próximos dias uma campanha de conscientização em todas as unidades de saúde, com distribuição de material informativo e orientações, a toda a população. Na reunião prevista para amanhã, outras ações e iniciativas serão definidas junto aos profissionais de saúde.

“É importante destacar que não temos nenhum caso registrado ou suspeito no município, mas é fundamental que a população esteja informada e adote todas as medidas preventivas o quanto antes. A prevenção é sempre o melhor caminho, não só para o novo coronavírus, mas para todas as doenças respiratórias”, complementa o secretário.

Veja também

medicina na ufes de sao matheus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas