Nesta quinta-feira, o tempo estará bastante instável na maior parte do Brasil

Publicado em 07/11/2024 às 09:10

Compartilhe

Background of dark clouds before a thunder-storm. Dramatic sky

Foto: Freepik

Há risco de chuvas fortes em todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além de São Paulo, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Rondônia, Tocantins, a maior parte do Amazonas e do Acre. O litoral da Bahia e áreas no extremo sul do Maranhão também podem registrar chuvas de intensidade moderada a forte.

As nuvens carregadas se formam em grande parte do país devido à abundante presença de ar quente e úmido, somada à circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera, o que facilita a formação de nuvens de temporal. A passagem de uma frente fria e o surgimento de uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, devem intensificar a chuva, especialmente no Sul e em Mato Grosso do Sul.

Alertas meteorológicos para 07/11/2024 – quinta-feira

Região Sul:

  • Perigo de chuva volumosa e ventos fortes no litoral do Paraná, com rajadas de até 85 km/h e alguns picos mais intensos.
  • Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 e 90 km/h no interior do Paraná, Grande Curitiba, serra e sul catarinenses, vale do Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, oeste e leste do Rio Grande do Sul, Grande Porto Alegre, serra e planalto gaúcho.
  • Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h no oeste e planaltos sul e norte de Santa Catarina, região central, sudoeste e sul do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste:

  • Perigo de chuvas volumosas e ventania no litoral de São Paulo, com rajadas de até 85 km/h e alguns picos mais fortes.
  • Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 e 90 km/h na Grande São Paulo, interior paulista, sul de Minas e Triângulo Mineiro.
  • Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h no sul do Rio de Janeiro, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste:

  • Perigo de chuvas volumosas e ventos fortes no leste, centro e oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, com rajadas de até 85 km/h.
  • Alerta para temporais com ventos de 71 a 90 km/h no sul e norte/noroeste de Mato Grosso do Sul, incluindo Corumbá e Ponta Porã, região de Goiânia, centro-sul e sudoeste de Goiás, e no centro-sul de Mato Grosso, incluindo Rondonópolis e Cuiabá.
  • Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e ventos de até 70 km/h no Distrito Federal, centro, norte e leste de Goiás, centro, norte e leste de Mato Grosso.

Região Norte:

  • Alerta para temporais com rajadas de vento de 71 a 90 km/h em Rio Branco e no leste do Acre, centro-sul e oeste de Rondônia.
  • Atenção para chuvas moderadas a fortes, com raios e ventos de até 70 km/h no Tocantins, sudeste e sul do Pará, região central do Acre, Manaus e maior parte do Amazonas (exceto nas fronteiras oeste do estado), Porto Velho, centro, norte e leste de Rondônia.

Região Nordeste:

  • Atenção para chuvas moderadas a fortes, com risco de raios e rajadas de ventos de até 70 km/h em Salvador, litoral da Bahia e sudoeste baiano.

Frentes Frias

Nesta quinta-feira, 7 de novembro, uma nova frente fria passará pela costa da região Sul. Embora se afaste rapidamente para alto-mar, deixará ar frio de origem polar na região Sul. Simultaneamente, uma grande área de baixa pressão se intensifica sobre o Sul do Brasil, Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A interação do ar frio e da baixa pressão resultará em uma nova frente fria com um ciclone extratropical entre quinta e sexta-feira, 8 de novembro.

Este ciclone se formará sobre o mar e se afastará rapidamente do Brasil. No entanto, a frente fria avançará sobre o interior do país, provocando chuvas fortes na sexta-feira e durante o fim de semana nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e Tocantins.

Atenção para o Mar Agitado nos Próximos Dias

Os ventos fortes sobre o oceano, causados pelo ciclone extratropical, resultarão em mar agitado na sexta-feira no litoral da região Sul. Durante o fim de semana, a agitação se estenderá por toda a costa da região Sudeste.

O mar ficará perigoso para navegação e banhistas.

Fonte: Clima Tempo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral