Natal Luz e ruas de Marechal Floriano vazios no primeiro dia de 2019

Publicado em 01/01/2019 às 12:57

Compartilhe

Todo o espaço onde foi instalado o projeto Natal Luz no início de dezembro em Marechal Floriano está vazio, bem como as ruas da cidade e logradouros públicos diversos. Assim se encontra a cidade onde era realizada antigamente uma das maiores festas do Estado. A maioria dos moradores hoje se diverte nas praias.

Natal Luz e ruas de Marechal Floriano vazios no primeiro dia de 2019 3Em Marechal Floriano, o Dia da Confraternização Universal, 1º de janeiro, era motivo de muita religiosidade, degustação de comidas diferentes, celebrações religiosas, futebol, e até baile na cidade. Esta data que também é denominada como Dia da Fraternidade Universal foi instituída no Brasil por lei em 1935, pelo então presidente Getúlio Vargas.

A comemoração em Marechal Floriano era considerada como um grande motivo de visitação por parentes e amigos que residem em outras cidades. O comerciante aposentado Josely Pereira, que atualmente é morador em Vitória, afirmou que a data é muito importante por ser o primeiro dia do ano.

Natal Luz e ruas de Marechal Floriano vazios no primeiro dia de 2019 2“Mas na ocasião da festa a população florianense recebia muitos amigos e a antiga vila florianense lotava, principalmente de pessoas moradoras na Grande Vitória que viajavam embarcados no trem da antiga Estrada de Ferro Leopoldina”, disse. Ele informou que pela manhã o trem de passageiros e cargueiro, apelidado por misto, chegava lotado e retornava somente à tarde com passageiros alegres saindo da festa.

O professor da UFES, Oberdan José Pereira comentou que após a tradicional festa ter sido encerrada, os antigos moradores deixaram de visitar a cidade no dia da Confraternização Universal. “Era uma festa e tanto com muitos atrativos, mas rever os parentes e amigos, sempre foi o mais importante”, disse.

Veja também

man-looking-person-opening-brown-beer-bottle-restaurant (1)

Mapa e MJSP retiram do ar mais de R$ 1 milhão em anúncios irregulares de bebidas alcoólicas

rasb sus

Projeto Integra RASB auxilia no fortalecimento da Rede de Saúde Bucal do SUS capixaba

vacinacao projeto

Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

café Julio Huber

Café brasileiro resiste à ameaça de tarifas de 50% dos EUA

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025