“Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas: Oportunidade para Regularizar Pendências Financeiras até 31 de Março”
Publicado em 06/03/2025 às 15:36

Foto: Freepik
Em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) convida os consumidores a participarem do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que estará disponível até o dia 31 de março. Durante o evento, as instituições financeiras participantes oferecerão condições facilitadas, como parcelamentos especiais e descontos, para auxiliar os consumidores a regularizarem suas pendências financeiras.
O mutirão possibilita a renegociação de dívidas em atraso, incluindo cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas com bancos e instituições financeiras. Contudo, dívidas prescritas, contratos com parcelas em dia e aquelas que envolvem bens como garantia, como veículos, motocicletas e imóveis, não poderão ser negociadas.
Mais de 160 instituições financeiras participarão da ação, oferecendo descontos no valor total da dívida, opções de parcelamento ou redução nas taxas de juros para refinanciamento, conforme sua política de crédito.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, ressalta a importância do mutirão como uma oportunidade para os consumidores restabelecerem sua saúde financeira. “Negociar dívidas com condições mais flexíveis e vantajosas pode ser um passo essencial para a recuperação financeira. Além do alívio imediato, iniciativas como essa também desempenham um papel significativo na promoção da educação financeira”, afirmou Letícia.
Como participar?
Para participar, o consumidor deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, realizar o cadastro e gerar um login e senha. Ao preencher o cadastro, é necessário informar o desejo de participar do mutirão de renegociação de dívidas. No campo “problema”, deve-se selecionar a opção “Renegociação/parcelamento de dívidas”.
É fundamental que o consumidor forneça corretamente os dados de contato, como telefone e e-mail, para facilitar o atendimento das instituições financeiras. Caso o consumidor enfrente dificuldades, pode buscar a ajuda do Procon para orientações no processo de negociação.
Se o consumidor tiver problemas para negociar pelo site www.consumidor.gov.br, ele pode buscar atendimento presencial na sede do Procon-ES, localizada na Av. Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória, com agendamento prévio pelo site agenda.es.gov.br. Também há atendimento disponível na unidade do Procon-ES no Faça Fácil Cariacica, para um suporte mais acessível e eficiente. O agendamento para essa unidade pode ser feito pelo site facafacil.es.gov.br.
Informações detalhadas sobre o Mutirão, incluindo o passo a passo para negociação e a lista das instituições participantes, estão disponíveis na página do Mutirão no Meu Bolso em Dia da Febraban.
Dúvidas podem ser sanadas pelo WhatsApp (27) 3134-8499.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Procon Estadual