Museu do Colono, em Santa Leopoldina, completa 50 anos de história

Publicado em 19/04/2019 às 11:47

Compartilhe

Um dos ícones do turismo cultural do Espírito Santo, o Museu do Colono, localizado no município de Santa Leopoldina, completou nesta quarta-feira (17), 50 anos. Funcionando em uma residência com mais de 180 anos, que pertenceu a um dos fundadores da cidade e já hospedou o imperador D. Pedro II e a princesa Leopoldina, o Museu do Colono faz parte do sítio histórico da cidade. Um conjunto arquitetônico com construções do final do século XIX e do início do século XX, em estilo colonial luso-brasileiro, com detalhes da arquitetura anglo-saxônica. Ao todo, são 38 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Para a coordenadora do Museu, Zoraide Simon, o evento é um passo inicial para deixar de ser um espaço de depósito de memórias e se tornar o lugar do encontro e do diálogo aberto com as comunidades descendentes de imigrantes. “A partir dessa aproximação, será possível modificar as relações entre a comunidade e o museu”, afirma.

A história

Museu do Colono em Santa Leopoldina completa 50 anos de históriaA residência foi construída em 1877 para abrigar a família austríaca Holzmeister, uma das primeiras a povoar Santa Leopoldina. Em 1969 o prédio foi adquirido pelo governo do Estado e tombado como patrimônio estadual, passando logo depois por duas grandes restaurações: a primeira no ano de 1994 e outra em 2006.

A primeira restauração resultou na abertura da Galeria Alice Holzmeister, no andar térreo, um espaço para abrigar exposições e outras atividades abertas à participação da comunidade. Na segunda restauração houve o processo de dedetização e troca de madeiras irrecuperáveis, além de reforço na estrutura de sustentação do assoalho do segundo piso.

O Acervo

Hoje o Museu abriga móveis com características europeias e artigos de decoração do século XIX, reproduzindo o ambiente residencial da família Holzmeister, com mobiliário, utensílios, objetos decorativos, obras de arte, livros, fotografias e documentos, reunidos em um acervo de mais de 600 peças. Durante o processo de restauração, os técnicos encontraram pinturas geométricas, arabescas e florais, que datam do final do século XIX, época que a Família Holzmeister ainda morava no local.

Ações Educativas

Museu do Colono em Santa Leopoldina completa 50 anos de história 2Além das visitas guiadas, que acontecem de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, o Museu realiza exposições temporárias na Galeria Alice Holzmeister e também ações educativas no espaço térreo, como aulas de musicalização, com o ‘Núcleo de Violões’, sob instrução da Faculdade de Música do Espírito Santo e o projeto Roda de Leitura, que incentiva crianças e adolescentes a viajar pelo universo da literatura.

Projeto imigrantes

Outra importante ação é o ‘Projeto Imigrantes’, em parceria com o Arquivo Público do Espírito Santo, em que o visitante pode conhecer um pouco mais sobre a origem de sua família. A ação funciona de quarta-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, emitindo o “Registro da Entrada do Imigrante”, um documento que traz os dados catalogados – como o navio, porto de embarque, idade e profissão – dos imigrantes que colonizaram o Estado.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro