Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa será inaugurado nesta quarta-feira (28)

Publicado em 26/12/2016 às 12:00

Compartilhe

Um novo espaço dedicado à memória dos imigrantes italianos será aberto no Estado, com a inauguração do Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa, na próxima quarta-feira (28), às 19h. O local vai abrigar inúmeros objetos, fotos, utensílios e diversos arquivos que ilustram a história de um dos povos colonizadores da região. O museu ficará no segundo pavimento da Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, reformada recentemente.

Na programação do evento, haverá uma exposição de abertura com o tema “Santa Teresa – Nostra terra, nostra gente!”, com temática focada no processo de imigração italiana. A mostra vai contar com textos explicativos, peças antigas e fotos, e tem como intuito demonstrar aos visitantes do espaço a trajetória dos imigrantes.

De acordo com o prefeito da cidade, Claumir Zamprogno, criar um espaço em que fosse possível expressar a história e as tradições de Santa Teresa era uma demanda antiga da comunidade. “A inauguração do espaço é uma das maneiras de garantir a difusão do patrimônio cultural da região. É uma forma de aproximar a geração atual de tudo que foi necessário ser feito para originar a cidade em que vivemos hoje”, destaca.

O Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa é uma realização da Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Centro Educacional Leonardo da Vinci, a Ordem dos Frades Capuchinhos de Santa Teresa e a Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

Sobre Santa Teresa

Além de ser a “Doce Terra dos Colibris”, Santa Teresa também é a “Primeira Cidade de Colonização Italiana no Brasil”. Segundo fonte documental localizada no Arquivo Público do ES, é possível concluir que já em 1874 havia imigrantes italianos estabelecidos no Núcleo Timbuy – hoje Santa Teresa.

Fundada em 26 de junho de 1875, data da distribuição dos lotes aos colonos, o município de Santa Teresa teve sua história iniciada em 1874, com a chegada dos primeiros imigrantes. A cultura é marcante e preserva muito das tradições e dos costumes trazidos pelos primeiros habitantes do território, os imigrantes italianos. Há também localidades que foram ocupadas por imigrantes de origem alemã, suíça e polonesa. Como importantes traços das heranças deixadas pelos imigrantes vale destacar a culinária típica, a produção de vinhos e o patrimônio arquitetônico.

Serviço
Inauguração do Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa
Exposição: “Santa Teresa – Nostra Terra, nostra gente!”
Data: 28 de dezembro (quarta-feira)
Local: Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini – Rua Ricardo Pasolini, Nº246, Centro – Santa Teresa – ES
Horário: 19 horas

O Museu funcionará das quintas-feiras aos domingos, incluindo os feriados, das 9 às 17 horas. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone 3259.1808 ou pelo e-mail: museudaimigraçã[email protected].

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana