Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa será inaugurado nesta quarta-feira (28)

Publicado em 26/12/2016 às 12:00

Compartilhe

Um novo espaço dedicado à memória dos imigrantes italianos será aberto no Estado, com a inauguração do Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa, na próxima quarta-feira (28), às 19h. O local vai abrigar inúmeros objetos, fotos, utensílios e diversos arquivos que ilustram a história de um dos povos colonizadores da região. O museu ficará no segundo pavimento da Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, reformada recentemente.

Na programação do evento, haverá uma exposição de abertura com o tema “Santa Teresa – Nostra terra, nostra gente!”, com temática focada no processo de imigração italiana. A mostra vai contar com textos explicativos, peças antigas e fotos, e tem como intuito demonstrar aos visitantes do espaço a trajetória dos imigrantes.

De acordo com o prefeito da cidade, Claumir Zamprogno, criar um espaço em que fosse possível expressar a história e as tradições de Santa Teresa era uma demanda antiga da comunidade. “A inauguração do espaço é uma das maneiras de garantir a difusão do patrimônio cultural da região. É uma forma de aproximar a geração atual de tudo que foi necessário ser feito para originar a cidade em que vivemos hoje”, destaca.

O Museu da Cultura e da Imigração Italiana de Santa Teresa é uma realização da Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Centro Educacional Leonardo da Vinci, a Ordem dos Frades Capuchinhos de Santa Teresa e a Secretaria de Estado da Cultura – Secult.

Sobre Santa Teresa

Além de ser a “Doce Terra dos Colibris”, Santa Teresa também é a “Primeira Cidade de Colonização Italiana no Brasil”. Segundo fonte documental localizada no Arquivo Público do ES, é possível concluir que já em 1874 havia imigrantes italianos estabelecidos no Núcleo Timbuy – hoje Santa Teresa.

Fundada em 26 de junho de 1875, data da distribuição dos lotes aos colonos, o município de Santa Teresa teve sua história iniciada em 1874, com a chegada dos primeiros imigrantes. A cultura é marcante e preserva muito das tradições e dos costumes trazidos pelos primeiros habitantes do território, os imigrantes italianos. Há também localidades que foram ocupadas por imigrantes de origem alemã, suíça e polonesa. Como importantes traços das heranças deixadas pelos imigrantes vale destacar a culinária típica, a produção de vinhos e o patrimônio arquitetônico.

Serviço
Inauguração do Museu da Cultura e da Imigração Italiana em Santa Teresa
Exposição: “Santa Teresa – Nostra Terra, nostra gente!”
Data: 28 de dezembro (quarta-feira)
Local: Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini – Rua Ricardo Pasolini, Nº246, Centro – Santa Teresa – ES
Horário: 19 horas

O Museu funcionará das quintas-feiras aos domingos, incluindo os feriados, das 9 às 17 horas. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone 3259.1808 ou pelo e-mail: museudaimigraçã[email protected].

Veja também

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios