Municípios das montanhas mudam de posições no ranking de transparência do TCE-ES

Publicado em 14/01/2018 às 10:00

Compartilhe

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) divulgou, no mês de dezembro, o resultado da auditoria de transparência ativa em que avaliou os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras e câmaras do Espírito Santo.

Os dados, que serão referentes a 2017, mostraram quedas e elevações nas posições dos dois rankings, em comparação com a última amostragem que foi realizada em 2015, principalmente dos poderes executivos e legislativos de municípios da região de montanhas.

Na lista das prefeituras, a cidade de Venda Nova do Imigrante aparece como melhor colocada da região, mas caiu da segunda posição para a sétima do ranking. Já Santa Teresa, subiu da 42ª posição para o nono lugar, enquanto que Domingos Martins saiu do 23º lugar para a 10ª colocação. Ainda figuram na lista, Alfredo Chaves, em 13º lugar, Afonso Cláudio, em 21º, Santa Maria de Jetibá, em 24º, Santa Leopoldina, em 31º, Marechal Floriano, em 32º, e Laranja da Terra, no 45º lugar.

Já no ranking das Câmaras, a melhor colocada da região de montanhas é o legislativo de Santa Maria de Jetibá, que subiu da 44ª colocação para o 6º lugar. Na sequência, o legislativo de Venda Nova do Imigrante aparece na 12ª colocação, seguido de Marechal Floriano, em 24º, Santa Teresa, em 25º, Alfredo Chaves, Domingos Martins e Laranja da Terra, em 29º, 30º e 31º, respectivamente, além de Santa Leopoldina, em 33º, e Afonso Cláudio, na 49ª posição.

De acordo com o TCE-ES, a auditoria, que foi realizada nos portais das Prefeituras e das Câmaras Municipais, entre os dias 1º de agosto e 29 de novembro de 2017, avaliou, nos casos das prefeituras, 246 itens relacionados aos tipos de informação, despesas, pessoal, licitações e contratos, gestão fiscal, patrimônio, aspectos gerais, transferências e receitas. Esses dois últimos são específicos do Poder Executivo.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Nas Câmaras foram analisados 217 itens, deles nenhum está relacionado com transferências ou receitas, mas alguns são específicos do Poder Legislativo e estão relacionados com a produção legislativa e a atividade parlamentar.

A pesquisa também identificou que, no caso do Executivo Municipal, as informações de despesas e licitações e contratos continuam sendo as mais completas, além deste poder ter saltado de 42,8% para 72,2% na média de atendimento às questões da auditoria.

Nos Legislativos Municipais, o aumento foi de 38,2% para 60,8%. Outro dado apontado pela pesquisa foi com relação à grande mudança na ordem de classificação em relação ao apurado em 2015. Exatamente metade das prefeituras (39) melhorou de posição.

MELHORES DO ESTADO – Líder do ranking das prefeituras, o município de Boa Esperança subiu mais de 50 posições de 2015 para o último ano. Já na lista das Câmaras, a primeira colocação ficou com o município de Vitória, que subiu da 12ª colocação para o topo da listagem.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral