Mulheres representam 19% da força de trabalho no campo, segundo IBGE

Publicado em 05/05/2019 às 10:51

Compartilhe

O agronegócio ainda é um setor com presença predominantemente masculina, mas com o passar dos anos esse cenário tem passado por mudanças. Aos poucos, a presença da mulher no campo ganha espaço e elas se mostram cada vez mais capacitadas para atuar no mercado.

Dados divulgados pelo Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que das mais de 15 milhões de pessoas que atuam no campo, 19% são mulheres. Na mesma pesquisa, de cada 10 chefes de fazenda, pelo menos dois cargos têm no comando o público feminino.

“Os números não negam. As mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio exercendo funções estratégicas e são responsáveis pela tomada de decisões que impactam diretamente o setor no Brasil”, afirma a Show Manager do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, Renata Camargo. O evento pretende reunir mulheres do agro de todo o Brasil e será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

O Congresso, que está em sua 4ª edição, é um ambiente aberto para debate e troca de informações entre mulheres que atuam diretamente no setor e pretende lançar um olhar mais aprofundado para os desafios das cadeias produtivas do país, promovendo discussões que possam gerar ações concretas.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

“Uma das tendências para o futuro do setor agropecuário brasileiro é a maior participação de mulheres na gestão das propriedades rurais. Esse é um movimento sem volta, e que está alinhado com o compromisso do Brasil em atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente o número 5, relativo à Igualdade de Gênero e Empoderamento Econômico de Mulheres. Para assumir essa posição com segurança e obter êxito é fundamental estar preparada. E é exatamente isso que o CNMA oferece: informações técnicas de qualidade e oportunidades de negócios”, destaca a Superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – CNA, Lígia Dutra.

“Cada vez mais as mulheres têm conquistado espaços importantes na sociedade. Na John Deere prezamos e incentivamos a igualdade entre os gêneros, já que é por meio da diversidade que surgem as ideias inovadoras. Por isso, acreditamos na importância de apoiar eventos como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que abrem espaços para a discussão da relevância feminina para o campo”, enfatiza o Presidente/Vice-presidente de Marketing e Vendas – América Latina da John Deere, Paulo Herrmann. A empresa é uma das patrocinadoras do evento.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: www.mulheresdoagro.com.br.

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana