Moro defende Bolsonaro e base de Lula fala em prisão após indiciamento por joias

Publicado em 05/07/2024 às 14:34

Compartilhe

brasil-05-07-ft-Valter-Campanato-Agencia-Brasil-bolsonaro

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil 

O senador e ex-juiz da Operação Lava-Jato Sergio Moro (União Brasil) saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após ele ser  indiciado pela Polícia Federal no inquérito que investiga a venda ilegal de joias no exterior nesta quinta-feira (4).

Moro fez uma comparação entre a situação de Bolsonaro e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o petista não foi indiciado “por se apropriar de presentes” recebidos em seus mandatos anteriores.

“Mesmo durante a Lava Jato tudo foi tratado como uma infração administrativa dada a ambiguidade da lei. Os crimes foram outros. Há uma notável diferença de tratamento entre situações similares”, disse o senador nas redes sociais.

As redes sociais também foram palco para manifestações da oposição: a base do presidente Lula comemorou a notícia e, em tom de ironia, fez publicações sobre a proximidade da possível prisão do ex-mandatário.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disse que o desfecho da investigação representa “apenas uma das muitas contas que ele terá de prestar pelos crimes que cometeu contra o país”. “Quem está a caminho do banco dos réus é você”, falou a deputada.

Outro aliado do petista, Lindbergh Farias (PT-RJ) publicou um vídeo em que afirma que o ex-capitão será preso por “uma série de crimes”.

“Aí é comprar a pipoca e ir para a frente da televisão para assistir esse primeiro julgamento”, disse.

Entenda

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi  indiciado nesta quinta-feira (4) por peculato (apropriação de bens públicos), associação criminosa e lavagem de dinheiro no inquérito das joias. A Polícia Federal encaminhou o relatório com detalhes dos crimes ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator do caso.

Segundo as investigações da PF, o ex-presidente recebeu as joias de líderes sauditas durante seu mandato e começou a negociá-las nos Estados Unidos a partir de junho de 2022.

Fonte: Portal IG

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial