Moradores se unem para proteger histórico pé de jambo em Domingos Martins

Publicado em 15/09/2024 às 10:50

Compartilhe

capa jambo

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Pedro Amâncio

Temendo o corte de um histórico pé de jambo em Santa Isabel, Domingos Martins, moradores da comunidade se uniram em protesto para impedir a possível remoção da árvore, localizada em frente ao Bar do Marquinhos. O ato, que contou com a participação de diversos membros da comunidade, resultou em um abaixo-assinado a ser encaminhado às autoridades locais.

O protesto teve início após uma equipe da concessionária de energia elétrica EDP chegar à comunidade, na última terça-feira (10), com uma ordem judicial de poda da árvore. A situação gerou assustou os moradores, que temeram que a árvore fosse cortada. A Defesa Civil do município, a Polícia Militar e o prefeito Wanzete Kruger foram ao local, e foi esclarecido que a ordem se referia apenas à poda e não à remoção. Mesmo assim, a população permanece preocupada com a possibilidade de um corte definitivo no futuro.

O pé de jambo foi plantado pelo morador Lúcio Trarbach, em 1996

Plantada em 1996 pelo morador Lúcio Trarbach, a árvore é considerada um símbolo de Santa Isabel e um elemento importante na vida local. A comunidade concorda com uma poda e a manutenção adequadas, mas se opõe firmemente à sua remoção. Os moradores colocaram cartazes com frases como: “o pé de jambo é nosso”, “nossa história em cada ramo, salve o pé de jambo”, “a sombra do povo”, entre outras. Assista abaixo.

De acordo com o jornalista e comerciante Pedro Amâncio, além de preservar o pé de jambo, os moradores exigem a revitalização do calçamento ao redor da árvore e a instalação de um canteiro de flores para proteção. Também pedem a colocação de uma placa que conte a história da árvore, destacando sua importância cultural e histórica. A revitalização do calçamento é vista como essencial para evitar quedas de pessoas e melhorar a segurança ao redor da árvore.

Após o protesto, a Prefeitura iniciou a manutenção do calçamento, o que agradou aos moradores, mas essa ação não garante, segundo eles, que o pé de fruta seja preservado. “A comunidade não sabe de fato o que está acontecendo, por isso resolvemos fazer o abaixo-assinado para ter essa garantia de que o pé de jambo não será cortado. Ele é um símbolo da nossa comunidade”, afirma Amâncio.

A comerciante Sivanilda Santos destacou a importância cultural da árvore, afirmando que o jambeiro simboliza um marco histórico para a comunidade. “Pessoas de diversos lugares param para tirar fotos e gravar vídeos em frente a árvore, especialmente durante a frutificação. O pé de jambo, junto com a igreja e outros símbolos locais, fortalece a identidade do nosso bairro”, afirmou.

A mobilização ganhou força durante a semana, com a organização de um churrasco, protesto e a coleta de assinaturas. Até o momento, quase 200 assinaturas foram recolhidas, e os moradores esperam atingir pelo menos 300 antes de protocolar o documento na Prefeitura, na Câmara Municipal e no Ministério Público. A comunidade permanece empenhada em garantir a preservação da árvore e a melhoria do entorno.

“Vamos continuar recolhendo assinaturas até segunda-feira (16). O abaixo-assinado está espalhado no comércio local e a comunidade está organizando mais eventos de protesto, incluindo churrascos semanais, para garantir que suas reivindicações sejam atendidas”, contou Pedro Amâncio.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral