Moradores ficam quase três dias sem energia em distrito de Domingos Martins

Publicado em 10/04/2025 às 09:20

Compartilhe

11

Texto: Bruno Caetano / Foto: Freepik

A energia elétrica tornou-se um luxo distante para os moradores de Paraju, zona rural de Domingos Martins. Desde o último domingo (6), por volta das 17h, famílias da região enfrentaram uma situação crítica: sem energia, sem água e, em muitos casos, sem comunicação. Foram necessárias quase 72 horas para que a concessionária de energia restabelecesse o fornecimento, na tarde desta quarta-feira (9).

A moradora Claudiane Gonçalves, residente da localidade, relatou o drama vivido por sua família. “A gente liga para a EDP e falam que a equipe está no local, mas nada é resolvido. No sistema deles consta como problema resolvido, mas, na prática, ficamos sem energia. É um descaso total com a população que paga suas contas em dia”, desabafa.

Anúncio

A situação se agrava com a saúde de seu pai, que depende do uso diário de insulina. Sem refrigeração adequada, o medicamento não pode ser utilizado. “Meu pai não está usando a insulina porque ela estragou. Além disso, muita gente aqui depende de poço para ter água, e sem energia, as bombas não funcionam. Ficamos sem água, sem banho e sem comida direito”, relata.

Além dos impactos na saúde e na rotina doméstica, a falta de energia compromete a comunicação dos moradores. “Lá onde a gente mora não tem sinal de celular, só conseguimos nos comunicar pela internet, que também ficou fora do ar desde domingo. Só consigo falar com meus pais porque venho trabalhar na cidade durante o dia”, explica Claudiane, que teme pela saúde de seu pai, que já sofreu um infarto.

O caso de Diana Jastrow é semelhante: também sem energia desde domingo. “Sempre dizem que a equipe está sendo deslocada, mas nada muda. A nossa rotina virou de cabeça para baixo. Já liguei várias vezes e a resposta é sempre a mesma”.

Anúncio

Esse tipo de problema não é novidade para os moradores. A falta de manutenção preventiva da rede elétrica contribui para que, em períodos de chuva, galhos de árvores encostem na fiação, causando a queda de energia. “A vegetação não está sendo roçada e, com qualquer chuva, os galhos tocam na fiação e a energia cai. Isso acontece direto”, afirma Claudiane.

Após intensas cobranças dos moradores e contato da reportagem do portal Montanhas Capixabas, o problema foi finalmente resolvido na tarde de ontem (9), encerrando uma interrupção que durou mais de 72 horas sem explicações por parte da concessionária.

Apesar da solução do impasse, a EDP não esclareceu o motivo da falha no serviço nem os fatores que causaram a interrupção. Em nota, a concessionária informou apenas que “uma equipe esteve no local e a energia foi restabelecida”.

Veja também

WhatsApp-Image-2026-08-04-at-10.40.10

Ufes lança comitê para integrar ciência e gestão na prevenção de desastres climáticos

1

Bosque das Cerejeiras atinge auge da florada e encanta visitantes em Alfredo Chaves

Pai recebe presente dos filhos_crédito MAGNIFIC

Dia dos Pais deve movimentar R$ 197,4 milhões no comércio do Espírito Santo

Amiatta Lodge - Poda da uva (1)

Amiatta Lodge realiza poda das videiras e avança na implantação do empreendimento turístico

vacina- magnific

Campanha Nacional de Multivacinação 2026 começa com vacinação gratuita em todo o país

Cafe-em-flor-Julio-Huber

El Niño forte pode antecipar florada do café e aumentar riscos à saúde

stiagem-Seca - magnifica

El Niño ganha força em agosto e aumenta risco de chuva intensa no Sul e calor no Sudeste

unnamed

Selah Chocolate conquista prêmio inédito e leva o Brasil ao pódio mundial da chocolateria