Moradores ficam quase três dias sem energia em distrito de Domingos Martins

Publicado em 10/04/2025 às 09:20

Compartilhe

11

Texto: Bruno Caetano / Foto: Freepik

A energia elétrica tornou-se um luxo distante para os moradores de Paraju, zona rural de Domingos Martins. Desde o último domingo (6), por volta das 17h, famílias da região enfrentaram uma situação crítica: sem energia, sem água e, em muitos casos, sem comunicação. Foram necessárias quase 72 horas para que a concessionária de energia restabelecesse o fornecimento, na tarde desta quarta-feira (9).

A moradora Claudiane Gonçalves, residente da localidade, relatou o drama vivido por sua família. “A gente liga para a EDP e falam que a equipe está no local, mas nada é resolvido. No sistema deles consta como problema resolvido, mas, na prática, ficamos sem energia. É um descaso total com a população que paga suas contas em dia”, desabafa.

A situação se agrava com a saúde de seu pai, que depende do uso diário de insulina. Sem refrigeração adequada, o medicamento não pode ser utilizado. “Meu pai não está usando a insulina porque ela estragou. Além disso, muita gente aqui depende de poço para ter água, e sem energia, as bombas não funcionam. Ficamos sem água, sem banho e sem comida direito”, relata.

Além dos impactos na saúde e na rotina doméstica, a falta de energia compromete a comunicação dos moradores. “Lá onde a gente mora não tem sinal de celular, só conseguimos nos comunicar pela internet, que também ficou fora do ar desde domingo. Só consigo falar com meus pais porque venho trabalhar na cidade durante o dia”, explica Claudiane, que teme pela saúde de seu pai, que já sofreu um infarto.

O caso de Diana Jastrow é semelhante: também sem energia desde domingo. “Sempre dizem que a equipe está sendo deslocada, mas nada muda. A nossa rotina virou de cabeça para baixo. Já liguei várias vezes e a resposta é sempre a mesma”.

Esse tipo de problema não é novidade para os moradores. A falta de manutenção preventiva da rede elétrica contribui para que, em períodos de chuva, galhos de árvores encostem na fiação, causando a queda de energia. “A vegetação não está sendo roçada e, com qualquer chuva, os galhos tocam na fiação e a energia cai. Isso acontece direto”, afirma Claudiane.

Após intensas cobranças dos moradores e contato da reportagem do portal Montanhas Capixabas, o problema foi finalmente resolvido na tarde de ontem (9), encerrando uma interrupção que durou mais de 72 horas sem explicações por parte da concessionária.

Apesar da solução do impasse, a EDP não esclareceu o motivo da falha no serviço nem os fatores que causaram a interrupção. Em nota, a concessionária informou apenas que “uma equipe esteve no local e a energia foi restabelecida”.

Veja também

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

mc_previdencia_socialsantos_fc2108200888

Descontos não autorizados em benefícios do INSS geram crise na Previdência

corpo_48543_FestadaPenhaMonicaOliveira1

Festa da Penha: missa de encerramento reúne 250 mil pessoas

WhatsApp-Image-2025-04-29-at-09.20.09

Corpo de Bombeiros e Polícia Científica recebem novas viaturas

Samantha

Santa Teresa vira palco do blues com nova atração no Santa Jazz

f97df23e-6cfa-4f41-bd80-16dde7455cfe

Governo lança 2º Leilão Eco Invest para recuperar terras degradadas e impulsionar agricultura sustentável

Marcel-Carone- coluna diversidade

Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Espírito Santo

BPMA em Pedra azul

BPMA inaugura a sua 5ª companhia na região das montanhas capixabas