Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal

Publicado em 02/09/2017 às 17:47

Compartilhe

Moradores da Vila dos Ipês, em Santa Maria de Marechal Floriano, se mobilizaram, participaram de um curso de capacitação e botaram a mão na massa para deixar o lugar mais bonito. A pracinha, o ponto de ônibus e outros locais da vila ganharam uma nova roupagem com as técnicas de paisagismo aprendidas durante um curso de jardinagem oferecido à comunidade.

Os alunos do curso receberam mudas de plantas específicas para serem colocadas nos canteiros da pracinha e em outros locais da vila. O curso foi oferecido pelo Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES. Algumas mudas foram adquiridas pela Secretaria Municipal Obras e também doadas por particulares.

Para a lavradora Vanderleia Aparecida Dias, que participou do curso, o aprendizado foi muito positivo. “Aprendemos a plantar de verdade, com as técnicas adequadas para deixar tudo bonito. O buraco, que antes chamávamos de cova, se chama berço, por exemplo. Quero aplicar a jardinagem em meu quintal e cultivar plantas e flores”, disse.

Comunidade pode solicitar cursos

Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal 2As comunidades interessadas em cursarem algum tipo de capacitação devem se organizar e procurar o Sindicato Rural, pelo telefone: (27) 3268-1396, ou diretamente com a mobilizadora de treinamentos, Priscila Alves da Silva, pelo telefone: (27) 99827-1245. Maria Aparecida Rodrigues foi uma moradora que solicitou o curso de jardinagem na Vila dos Ipês.

“Nossa comunidade é pequena e queremos organizá-la, deixá-la mais bonita, além de juntar as pessoas. Agora já vemos o resultado no quintal das pessoas que participaram e no paisagismo da Vila. Isso é maravilhoso”, salienta Maria Aparecida.

Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal 3 O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, destaca que a Prefeitura também pode receber as demandas para ajudar a viabilizar os cursos nas comunidades, visando capacitar os moradores e melhorar a qualidade de vida de toda a cidade.

“Todos os dias recebemos demandas e pessoas interessadas em cursos de capacitação e isso é muito positivo. O ideal é que a comunidade se organize, nos procure com um número de pessoas considerável”, disse o secretário. Com a demanda, o Sindicato Rural poderá ofertar o curso em parceria com o Senar.

O presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, destacou a importância de pacerias para que esses cursos sejam realizados. “Temos que envolver as comunidades para contribuir com o embelezamento das cidades por meio desses cursos. É preciso ser feito um trabalho de parceria. Precisamos contribuir com o desenvolvimento das regiões, com o trabalho, com o aumento de renda e até com o turismo, tornando as comunidades mais bonitas”, afirmou Flávio.

O curso na Vila dos Ipês aconteceu entre os dias 14 e 18, das 08h às 17h, e foi ministrado pela instrutora Janilda dos Santos.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas