Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal

Publicado em 02/09/2017 às 17:47

Compartilhe

Moradores da Vila dos Ipês, em Santa Maria de Marechal Floriano, se mobilizaram, participaram de um curso de capacitação e botaram a mão na massa para deixar o lugar mais bonito. A pracinha, o ponto de ônibus e outros locais da vila ganharam uma nova roupagem com as técnicas de paisagismo aprendidas durante um curso de jardinagem oferecido à comunidade.

Os alunos do curso receberam mudas de plantas específicas para serem colocadas nos canteiros da pracinha e em outros locais da vila. O curso foi oferecido pelo Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES. Algumas mudas foram adquiridas pela Secretaria Municipal Obras e também doadas por particulares.

Para a lavradora Vanderleia Aparecida Dias, que participou do curso, o aprendizado foi muito positivo. “Aprendemos a plantar de verdade, com as técnicas adequadas para deixar tudo bonito. O buraco, que antes chamávamos de cova, se chama berço, por exemplo. Quero aplicar a jardinagem em meu quintal e cultivar plantas e flores”, disse.

Comunidade pode solicitar cursos

Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal 2As comunidades interessadas em cursarem algum tipo de capacitação devem se organizar e procurar o Sindicato Rural, pelo telefone: (27) 3268-1396, ou diretamente com a mobilizadora de treinamentos, Priscila Alves da Silva, pelo telefone: (27) 99827-1245. Maria Aparecida Rodrigues foi uma moradora que solicitou o curso de jardinagem na Vila dos Ipês.

“Nossa comunidade é pequena e queremos organizá-la, deixá-la mais bonita, além de juntar as pessoas. Agora já vemos o resultado no quintal das pessoas que participaram e no paisagismo da Vila. Isso é maravilhoso”, salienta Maria Aparecida.

Moradores fazem curso para deixar comunidade mais bonita em Marechal 3 O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, destaca que a Prefeitura também pode receber as demandas para ajudar a viabilizar os cursos nas comunidades, visando capacitar os moradores e melhorar a qualidade de vida de toda a cidade.

“Todos os dias recebemos demandas e pessoas interessadas em cursos de capacitação e isso é muito positivo. O ideal é que a comunidade se organize, nos procure com um número de pessoas considerável”, disse o secretário. Com a demanda, o Sindicato Rural poderá ofertar o curso em parceria com o Senar.

O presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, destacou a importância de pacerias para que esses cursos sejam realizados. “Temos que envolver as comunidades para contribuir com o embelezamento das cidades por meio desses cursos. É preciso ser feito um trabalho de parceria. Precisamos contribuir com o desenvolvimento das regiões, com o trabalho, com o aumento de renda e até com o turismo, tornando as comunidades mais bonitas”, afirmou Flávio.

O curso na Vila dos Ipês aconteceu entre os dias 14 e 18, das 08h às 17h, e foi ministrado pela instrutora Janilda dos Santos.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral