Moradores do Espírito Santo passaram a receber alertas em caso de desastres naturais

Publicado em 23/12/2017 às 10:33

Compartilhe

Desde a última segunda-feira (18), a população dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul começaram a receber mensagens de celular com alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e inédito no Brasil.

“Temos buscado tecnologias que permitam à população estar informada de forma preventiva”, enfatizou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na manhã da última segunda-feira, na sede do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. “Com a informação, com a tecnologia, podemos poupar vidas e diminuir todos os impactos dos desastres naturais que, de forma rotineira, acontecem pelo Brasil”, acrescentou.

O serviço de alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O sistema tem o objetivo de orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. É a terceira fase de implantação do serviço, que está em pleno funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

“Já enviamos cinco milhões de mensagens”, revelou Élcio Barbosa, diretor do Cenad, departamento de monitoramento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração. Foram 697 alertas emitidos até o momento que informaram comunidades sobre o risco de desastres.

“A população recebe a mensagem informando o que irá acontecer e quais ações ela deve tomar a fim de evitar que as pessoas sejam atingidas por esses desastres”, acrescentou. O diretor ainda salientou a importância da participação da população junto à Defesa Civil da sua cidade, para conhecer quais as medidas devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Serviço – A mensagem de cadastro começou a ser enviada essa semana para todos os telefones celulares ativos nos três estados. Primeiro, o celular recebe a mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Cenad, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

“Se o morador, eventualmente, não receber o SMS, ele mesmo pode enviar o CEP para o 40199, mensagem gratuita, para solicitar a sua adesão e a partir daí receber as informações da Defesa Civil”, explicou o ministro Helder Barbalho. “Consolidado que a eficiência desse sistema é plena, estaremos avançando até que no mês de março todos os estados do Brasil estarão disponibilizando o sistema, para evitar danos, evitar vítimas, evitar que os desastres naturais possam ter grande amplitude no Brasil”.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas